Facebook reclama que mudanças de privacidade da Apple está prejudicando seus negócios

Por Tamires Ferreira, editado por André Lucena 22/09/2021 16h28, atualizada em 22/09/2021 17h07
Logo do Facebook e Apple ao fundo
Imagem: Westock Productions/iStock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Facebook disse em um comunicado que as mudanças de privacidade da Apple relacionadas ao rastreamento dos aplicativos sobre os usuários estão prejudicando diretamente os seus negócios. Segundo o vice-presidente de marketing de produto da rede social, Graham Mudd, agora está mais difícil para empresas medirem o alcance das campanhas publicitárias na plataforma.

“Nossa estimativa é que, no total, estamos subnotificando as conversões da web do iOS em aproximadamente 15%; no entanto, há uma ampla gama de anunciantes individuais”, explicou Mudd em um blog da companhia, acrescentando que espera ainda mais impacto no terceiro trimestre do ano.

De acordo com o tabloide CNET, a Apple lançou em julho uma atualização de software que exige que os desenvolvedores de aplicativos peçam permissão aos usuários de iOS para serem rastreados tanto na App Store, como na Internet através dos dispositivos da marca da maçã.

Facebook reclama que mudanças de privacidade da Apple está prejudicando seus negócios. Imagem: Audio Und Werbung/iStock
Facebook reclama que mudanças de privacidade da Apple está prejudicando seus negócios. Imagem: Audio Und Werbung/iStock

O Facebook tem grande parte do seu faturamento – bilhões de dólares – vindos da publicidade on-line. A empresa foi abertamente contra as atualizações e o CEO da rede social, Mark Zuckerberg, disse que a demanda da Apple irá prejudicar pequenas empresas, além de aumentar os custos de publicidade na internet.

Leia mais!

O conflito acontece devido a Apple querer priorizar a liberdade de escolha dos seus usuários, no entanto, diverge quando o assunto é a forma como as duas empresas ganham dinheiro. A companhia do iPhone tem seu carro chefe fincado nas vendas de celulares, notebooks e trata com desenvolvedores de aplicativos. Já o Facebook vende anúncios que coleta com base nos dados de seus 2,8 bilhões de usuários mensais.

A Apple ainda não se pronunciou sobre as atualizações ou indicações negativas do Facebook.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.