Assista: em testes de colisão, VW ID.4 mostra como salvaria os ocupantes e ganha nota máxima

Em vídeos hipnóticos em câmera lenta, o nova SUV elétrico da Volkswagen, o ID.4, demonstra como sua tecnologia pode salvar ocupantes
Fábio Marton24/09/2021 11h59, atualizada em 24/09/2021 12h03
Teste de segurança do Volkswagen ID.4
Teste de segurança do Volkswagen ID.4 (Reprodução)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em testes da ONG americana Insurance Institute for Highway Safety (IIHS, “Instituto de Garantia para a Segurança nas Estradas”), o SUV elétrico Volkswagen ID.4 “zerou” o score: tirou nota máxima em todas as categorias nos testes de colisão, com algumas ressalvas técnicas.

Os vídeos dos testes, em câmera lenta, são realmente hipnóticos, mas mais ainda observando como os bonecos representando pessoas são protegidos:

Segundo a IIHS, o ID.4 foi considerado quase perfeito nos testes, ganhando o prêmio Top Safety Pick+ (“Melhor Escolha de Segurança”), indicando que tem o melhor que a tecnologia atual oferece a um carro para proteger seus ocupantes.

No começo do ano, o Volvo XC40 também havia ganhado o troféu.

Resultados do teste do ID.4

A tabela detalhada, tomada de verde, explica os resultados. A primeira categoria mostra os testes de colisão propriamente ditos. Ela indica a capacidade de sobrevivência a colisões (“crashworthiness”).

Os testes de colisão frontal foram lateral do lado do motorista com sobreposição pequena, lateral do lado do passageiro com sobreposição pequena, frontal com sobreposição média. Sobreposição, no caso, quer dizer que o obstáculo não ocupa a frente inteira do veículo, mas uma parte, como se estivesse batendo num poste – isso geralmente é pior que uma colisão completa na mesma velocidade, pois a força se concentra. Também foram medidas batidas laterais, força do teto e da reação da cabeça dos bonecos em relação aos bancos e cintos numa colisão.

Na segunda categoria, a de impedir e mitigar colisões, algumas coisas que não atingiram o máximo absoluto: os faróis padrão foram considerados apenas aceitáveis e a prevenção de colisão contra pedestres, avançada, mas não superior. A última categoria é sobre o suporte ao banco de crianças, com nota máxima.

As imperfeições são explicadas assim no relatório:

O SUV de tamanho intermediário vem com um sistema de prevenção de colisão frontal que dá ao veículo uma classificação superior na [colisão de] veículo com veículo e uma classificação avançada na avaliação de [colisão de] veículo com pedestre. Os faróis de refletor LED padrão tem uma classificação aceitável, enquanto os opcionais projetores adaptativos de curva ganham uma classificação boa.

O ID.4 ainda não foi anunciado oficialmente para o Brasil, mas a expectativa é que o anúncio aconteça na semana que vem.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital