A chegada do iOS15 da Apple trouxe diversas novidades para os dispositivos da Apple, como a integração do ‘Não Perturbe’ com o Modo Foco, criado para evitar distrações (você pode conferir como usar por aqui). Além dessa, outras melhorias de navegação foram adicionadas: a possibilidade de arrastar e colar arquivos entre apps no iPhone, da mesma forma que fazemos no computador.

O recurso facilita muito o processo de transferir imagens, documentos, vídeos, áudios e links entre aplicativos e funciona com o auxílio da função multitarefas do iPhone (aquela quando clicamos duas vezes no botão iniciar e todas as abas de atividade em segundo plano aparecem).

publicidade

Contudo, de acordo com testes do Olhar Digital, em aplicativos terceiros, que não são nativos do sistema da Apple, nem toda transferência é aceita.

O WhatsApp, por exemplo, aceita a colagem de links do Safari, do Google e até documentos do Drive – o que já diminui muito o tempo entre copiar e colar, ou mesmo para compartilhar o conteúdo de outras formas.

Caso você tente arrastar uma imagem do Safari para o WhatsApp, por exemplo, o sistema automaticamente a transformará em link, já que, por ora, é a única maneira de fazer esse tipo de compartilhamento.

Contudo, mantendo a fama de estar sempre à frente do mensageiro verdinho, o Telegram aceita que você arraste não apenas links, mas imagens da sua galeria de fotos, bem como qualquer outro arquivo – é quase como se ele fosse um app nativo da Apple.

Em aplicativos como Notas e Fotos – ambos da Apple – todas as transferências são aceitas, incluindo arquivo de vídeos do álbum para o Notas.

Acompanhe o tutorial abaixo com alguns exemplos e veja melhor como fazer. O foco do nosso tutorial é o iPhone, mas você também pode utilizá-lo em outros dispositivos com o iOS 15.

Como arrastar e soltar arquivos no iPhone?

1. Abra o Safari, clique e segure a notícia ou imagem que deseja arrastar. Em seguida, acione a função multitarefa do iPhone clicando duas vezes no botão iniciar;

2. Selecione a aba do app onde deseja soltar a imagem. Pode ser em Notas, Arquivos, WhatsApp, Telegram etc.

Vale ressaltar que, se escolher colar uma imagem no WhatsApp, a mídia será transformada em link. Em outros apps, no entanto, o arquivo original é mantido durante a transferência (como você pode ver na imagem abaixo);

Como já mencionado, o procedimento também pode ser feito do app Fotos para o Telegram, Notas, Arquivos, entre outros.

3. Caso sua intenção seja mesmo obter um link, usar o WhatsApp para fazer a conversão pode ser uma mão na roda – já que ele transforma o conteúdo em link automaticamente!

No entanto, se você quiser enviar algum material por meio de outros apps, nossa recomendação é ter atenção redobrada ao pressionar o dedo. Por exemplo: ao pressionar o dedo sob uma imagem, ela será arrastada como imagem. Mas o título de, por exemplo, se transformará em link.

Assim, a depender da sua intenção, pode ser mais fácil que você, de fato, copie o link pelo método “copiar e colar” tradicional. Fique de olho!

4. Outra opção também é usar a ferramenta de compartilhamento integrada ao sistema (como mostra a imagem abaixo).

Prontinho! Agora você já saber como usar a ferramenta de arrastar e colar arquivos entre apps no iPhone.

Leia mais!

Crédito imagem principal: DANIEL CONSTANTE/Shutterstock

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!