Não é nada difícil encontrar na internet diversos produtos eletrônicos com diferentes preços – especialmente quando o assunto é smartphone.

A discrepância de valores entre uma loja e outra, inclusive, é um dos principais indícios de que aquele produto pode ser fruto de pirataria (um dos maiores problemas que os consumidores enfrentam hoje em suas compras on-line). Mas como fugir dessa cilada?

Recentemente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou o lançamento de uma ferramenta que pode ajudar consumidores nesse sentido. O sistema visa impedir a venda de produtos piratas e ilegais pelas lojas online e marketplaces por meio de um sistema especial.

Tal recurso, que tem previsão de lançamento ainda neste ano – antes da Black Friday e Natal -, lojas online precisarão registrar o número de homologação do aparelho eletrônico antes de colocá-lo à venda. Esse número é único para cada aparelho e é concedido exclusivamente pela agência reguladora.

publicidade

Entretanto, essa não é a única opção para consumidores se protegerem de fraudes e produtos falsos vendidos pela internet.

Separamos algumas dicas que você pode usar antes de comprar algum eletrônico online e, antes de ver as dicas, você descobre no nosso tutorial como verificar se o seu celular é homologado – ou certificado – pela Anatel.

Como verificar se meu celular é homologado pela Anatel?

  • O primeiro passo é checar se o IMEI do seu celular está regularizado junto à plataforma “Consulta Celular Legal”, da Anatel (clique aqui pra acessar). O IMEI é abreviação para “International Mobile Equipment Identity” (Identidade Internacional de Equipamento Móvel, em tradução livre), que é um número único global que identifica o seu aparelho;

Na página do “Consulta Celular Legal”, basta adicionar o número no campo indicado e clicar em “Consultar”. Você encontra o número IMEI tanto na própria caixa física do aparelho quanto dentro do próprio sistema do telefone – geralmente encontrado em “Configurações” e “Informações do smartphone”;

  • Outra maneira oficial para checar a informação sobre a homologação do aparelho é acessando o site “Mosaico da Anatel“. Nele, insira a combinação de números gravada na parte traseira do seu celular (localizado ao lado do nome “Anatel:”).

Após inserir esse número e clicar em “Filtrar”, você receberá todas as informações do aparelho, como modelo e fabricante. Clicando no ícone da lupa, também é possível acessar manuais e certificados dos testes pelos quais o aparelho passou.

Leia mais!

Dicas para realizar compras mais seguras

  • Pesquise, pesquise e pesquise

Apesar de mais segura, nem sempre a primeira opção de consumidores brasileiros é adquirir um aparelho diretamente de lojas oficiais (em geral pelo preço elevado). Dessa forma, existem alguns passos que você pode seguir antes de realizar uma compra pela internet, começando por uma pesquisa minuciosa.

Busque por informações como reputação da loja (quando for um e-commerce) ou do vendedor (para marketplaces) nos quais você deseja realizar a compra.

Marketplaces como o Mercado Livre, por exemplo, possuem sistema de reputação próprio que informa dados do vendedor e da loja – o que pode ser bastante interessante quando o assunto é escolha da melhor e mais segura compra.

  • De olho na compra

Leia com atenção à descrição do produto e também verifique as regras para devolução, ou se há um contato válido do comprador, caso você queira realizar alguma reclamação ou tirar dúvidas.

Procure saber qual a política de devolução da loja e fique atento ao cumprimento do que foi prometido. Se tiver dúvidas sobre qual os direitos de consumidores para compras online, verifique o Código de Defesa do Consumidor, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor Instituto (Idec).

  • O que outros consumidores disseram?
  • Também como parte do processo de pesquisa, você pode verificar o que outros consumidores que fizeram a aquisição disseram. Quanto mais informações positivas, melhor.

    As informações enviadas por outros compradores as quais são críticas para a melhor escolha incluem dados que também agregam à verificação de idoneidade da loja e do vendedor.

    São dados como, por exemplo: as entregas foram realizadas dentro do combinado? O produto adquirido por outros compradores corresponde ao anunciado?

    Você também pode verificar imagens do produtos (e que não são imagens de divulgação, que são aquelas geralmente utilizadas em ações de marketing), entre outras informações relevantes que podem te auxiliar na escolha da opção mais segura.

    Recorrer a ferramentas como o site “Reclame Aqui” também é interessante, se você quiser verificar se a loja ou marketplace escolhido tem boa reputação.

    • Consulte a homologação do aparelho

    Como te ensinados no tutorial acima, verificar se o aparelho possui homologação junto à Anatel é um selo de segurança adicionado ao produto após avaliação de riscos de superaquecimento, explosão, choque e até limites de exposição a campos eletromagnéticos – o que garante segurança à sua saúde, bem como qualidade do aparelho adquirido.

    Na hora da compra, solicite ao vendedor o número da homologação do aparelho anunciado e, caso não seja fornecido, já é sinal vermelho e pode indicar que o produto não passou pela verificação oficial da agência.

    Para outros produtos eletrônicos, a dica é buscar pela certificação oferecida pelo Inmetro, já que o órgão é responsável por realizar os mesmos testes de segurança em itens que não são especificamente celulares.

    • Compare preços

    Desconfie de valores muito baixos! Os preços em lojas oficiais do fabricante do produto podem ser uma boa referência na hora de comparar valores.

    Revendas podem ter preços promocionais de tempos em tempos. E, mesmo nesses casos, preços muito abaixo do valor oficial pode ser que a loja não seja idônea. Necessariamente, você sempre vai precisar fazer a mesma pesquisa para verificar se a revenda é oficial.

    • Nota fiscal

    Sempre exija a nota fiscal. Você deve redobrar a atenção ao comprar itens que incluem no anúncio a frase “produto internacional”, porque eles são mais fáceis de serem de origem ilícita (pirata ou mesmo roubado). Fique de olho!

    Consulte a “Lista Evitar” do Procon

    Além de todas essas opções, você pode olhar a lista do Procon-SP, que é regularmente atualizada e possui mais de 500 sites que devem ser evitados pelo consumidor na hora de realizar uma compra online.

    A lista inclui endereços eletrônicos que tiveram algum tipo de irregularidade como reclamações de consumidores registradas, sites que foram notificados pelo próprio Procon e não responderam ou não foram encontrados. Você pode verificar a lista por aqui.

    Prontinho! Agora você já sabe como checar se o seu aparelho é homologado pela Anatel e, de quebra, também viu algumas dicas sobre como realizar compras mais seguras na internet.

    Crédito imagem principal: Marcos Silva/iStock

    Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!