O 5G voltou a ganhar os holofotes nesta semana após o leilão da tecnologia finalmente ser agendado pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel). No entanto, você sabe o que isso vai mudar na sua vida?

Para Tiago Machado, diretor do Grupo Setorial de Telecomunicações da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), o 5G é mais que uma tecnologia e se trata, na verdade de uma “plataforma de inovação”. Ele fez a afirmação durante entrevista ao Olhar Digital News, exibido nesta segunda-feira (27).

publicidade

O executivo disse, ainda, que a tecnologia se trata de uma revolução que irá possibilitar a “conectividade e digitalização de todo tipo de ambiente, como fábricas, indústria de alta tecnologia, transporte público, saúde ou educação”.

De acordo com Machado, o 5G permite não apenas uma conexão mais rápida, mas uma conexão instantânea. “O tempo de resposta é reduzido, possibilitando controlar uma máquina ou qualquer tipo de aplicação a distância”, explicou.

Quer saber mais sobre o 5G e os impactos que a sua adoção pode trazer às pessoas e à economia? Acesse o nosso especial, clicando aqui.

Também na segunda-feira, a Agência Brasileira de Telecomunicação (Anatel) publicou o edital da licitação do leilão do 5G no Diário Oficial da União (DOU). O leilão está previsto para 4 de novembro, mas as empresas interessadas devem enviar suas propostas até o dia 27 de outubro.

Leia também!

A versão final do edital prevê que a tecnologia começará a ser ofertada até julho de 2022 em algumas capitais do Brasil, mas Machado explica que tudo depende do cronograma do leilão e isso é processo complexo e pode ser demorado.

O diretor do grupo da Abinee afirmou também que a indústria brasileira já está preparada para o 5G e que as grandes empresas líderes da tecnologia no mundo são muito atuantes no país, construindo redes de telecomunicações. Com o novo padrão de conexão, isso não se dará de maneira diferente.

Créditos da imagem de destaque: Dilok Klaisataporn/Shutterstock

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!