O pneumologista do estado de Michigan, nos Estados Unidos, Matthew Trunsky fez uma postagem que viralizou no Facebook no início deste mês. No post, ele contou a história de oito pacientes de Covid-19, todos eles em estado grave, mas que se mantinham negacionistas e duvidavam do diagnóstico.

Segundo ele, os pacientes repreendiam a ele e outros profissionais de saúde, como anestesistas e enfermeiros. Trunsky disse que os negacionistas negavam veementemente o tratamento adequado e pediam por medicamentos comprovadamente ineficazes, além de repetirem teorias da conspiração.

Fim esperado

Apesar de triste, o final desta história é esperado. Apenas duas semanas depois da postagem viralizar, o pneumologista concedeu uma entrevista ao jornal The Washington Post e contou os destinos dos pacientes. Seis deles, infelizmente, acabaram falecendo, e os outros dois seguem em estado crítico.

In my last two days of work I have heard the following:1) “you’re wrong doctor. I’m too healthy. I don’t have Covid….

Publicado por Matthew Trunsky em Sábado, 11 de setembro de 2021

E mesmo agora, esses dois pacientes seguem dizendo, como uma espécie de mantra, que estão muito saudáveis, não estão com Covid-19 e que a pandemia sequer existe. Para Trunsky, essa situação chega a ser desesperadora, já que as mortes atuais por Covid nos EUA são evitáveis.

publicidade

Tentativa de salvar vidas

De acordo com o pneumologista, em nenhum momento a intenção da postagem foi expor pacientes só por serem negacionistas. Segundo ele, o objetivo era fazer um apelo para que aqueles que ainda não se vacinaram, mudassem de ideia e buscassem se imunizar, a esperança do médico era de “salvar vidas”.

Matthew Trunsky disse ao jornal que tanto ele quanto seus colegas estão fisicamente cansados e emocionalmente exaustos. O médico lamenta o fato de que desde o início da pandemia, há mais de um ano e meio, ele não passou uma semana sequer sem ver alguém morrer.

Leia mais:

Porém, apesar de alguns pacientes se manterem negacionistas até o fim, a maior parte dos não vacinados que acabam em uma UTI, no fim das contas, se arrependem de não terem se vacinado e dizem que, se tivessem uma segunda chance, certamente tomariam o imunizante.

Por fim, para o médico, é importante sempre se informar por meios confiáveis e não se aprofundar em teorias da conspiração. Segundo ele, independente da razão da recusa, o custo a ser pago por não se vacinar pode ser alto.

Via: Futurism

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!