O Windows 11 promoveu uma grande mudança no sistema da Microsoft. Além de remover os blocos dinâmicos (ou “live tiles“) e adotar os ícones tradicionais, agora o ‘Menu Iniciar’ vem posicionado por padrão no centro da tela, lembrando o visual do macOS. Uma alteração que não foi bem recebida por todos os usuários.

Outra grande mudança é que a barra de tarefas agora é fixa, ou seja, ela não pode mais ser movida da borda inferior.

Embora alguns recursos, como mover a barra de tarefas, possam retornar ao sistema no futuro, confira algumas dicas para personalizar o visual do Windows 11.

Como mover o ‘Menu Iniciar’

1. Para trazer o ‘Menu Iniciar’ de volta para a esquerda, clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecione ‘Comportamentos da barra de tarefas’.

publicidade

2. Agora, nas configurações, role a tela até encontrar a seção ‘Comportamento da barra de tarefas’. Em ‘Alinhamento da barra de tarefas’, escolha ‘Esquerda’ no menu suspenso.

Windows 11: como personalizar a barra de tarefas

Agora, como de costume no Windows, você verá o ‘Menu Iniciar’ alinhado à esquerda na barra de tarefas.

Leia mais:

Como fixar aplicativos na barra de tarefas

Para fixar aplicativos no Windows 11, é preciso fazer isso manualmente. Por ora, simplesmente arrastar e soltar um ícone na barra de tarefas não funciona. Um bug que deve ser corrigido em algum pacote de atualização.

Por enquanto, para o recurso funcionar, os usuários devem clicar com o botão direito do mouse acima de um ícone e depois escolher a opção ‘Fixar na barra de tarefas’.

Windows 11: como personalizar a barra de tarefas

Da mesma forma, você também pode escolher um ícone da área de trabalho para adicionar à barra de tarefas clicando com o botão direito. Por aqui, a Microsoft adicionou um clique a mais no processo.

  1. Primeiro, clique com o botão direito no ícone desejado e acesse ‘Mostrar mais opções’.

2. No próximo menu, clique em ‘Fixar na barra de tarefas’.

Desafixar um aplicativo da barra de tarefas é muito simples, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar ‘Desafixar este aplicativo’.

Por fim, apesar de já contar com um método para ser instalado antecipadamente, saiba que o Windows 11 será liberado para todos na próxima terça-feira (5). A boa notícia é que a maioria dos usuários poderá baixar o sistema operacional de graça em notebooks e desktops compatíveis.

Créditos da imagem principal: mundissima/shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos noYouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!