O Windows 11, assim como outros sistemas modernos, vai oferecer ao usuário diversas opções de personalização, como diferentes temas e dois modos de exibição da interface: o claro e o escuro.

O modo escuro, também presente nos celulares, pode ser uma opção mais agradável aos olhos, por exemplo, especialmente em ambientes mal iluminados ou à noite.

publicidade

Confira no guia abaixo como deixar o sistema com a sua cara.

Como ativar o modo escuro no Windows 11?

Ativar o modo escuro é bem fácil no Windows 11.

publicidade

1. Clique em ‘Configurações’ no ‘Menu Iniciar’ > ‘Personalização’ > ‘Cores’.

2. Em ‘Escolher seu modo’, selecione ‘Escuro’ no menu suspenso.

publicidade

Se desejar, você também pode botar a mão na massa acessando outras configurações para personalizar ainda mais a aparência do sistema.

Use os temas criados pela Microsoft

Como o seu antecessor, o Windows 11 permite que o usuário aplique alguns temas exclusivos que mudam todo o visual do sistema de uma vez.

publicidade

Para isso, existem duas opções:

1. A mais rápida é acessar ‘Configurações’ > ‘Personalização’. Na porção superior, em destaque na captura de tela abaixo, o Windows 11 conta com seis temas pré-definidos. Basta clicar em cada um deles para experimentar.

2. Outra alternativa é acessar ‘Configurações’ > ‘Personalização’ > ‘Temas’. Em seguida, selecione o tema desejado na seção ‘Tema atual’.

Leia mais:

Temas personalizados

Se não gostar de nenhuma das opções anteriores, saiba que é possível criar o seu próprio tema personalizado em ‘Configurações’ > ‘Personalização’ > ‘Temas’.

Na seção em destaque abaixo, é possível selecionar um papel de parede, alterar os sons, as cores e até o cursor do mouse. No fim, é possível nomear, salvar e aplicar o seu tema.

Temas de contraste

O Windows 11 também inclui os ‘Temas de contraste’, projetados especialmente para atender aos usuários que lidam com problemas de visão.

Como o nome indica, esses temas combinam cores diferentes que facilitam, por exemplo, a leitura de textos.

Você pode ativar ou desativar os temas de contraste de duas maneiras:

1. Através das ‘Configurações’ > ‘Personalização’ > ‘Temas’ > ‘Temas de contraste’.

2. Ou em ‘Configurações’ > ‘Acessibilidade’ > ‘Temas de contraste’.

No menu de temas de contraste, selecione o esquema de sua preferência no menu suspenso. Você também pode clicar em ‘Editar’ para personalizar um dos temas de contraste.

Pronto! Agora você já está por dentro das diferentes opções de personalização do Windows 11. Vale lembrar que a próxima versão do sistema da Microsoft será lançada em outubro. Para saber se a sua máquina será compatível clique aqui.

Créditos da imagem principal: mundissima/shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!