O Windows 11 já tem data de lançamento definida e chega com uma proposta empolgante. A nova versão do sistema traz uma interface renovada, uma nova barra de tarefas com o ‘Menu Iniciar’ centralizado, além de janelas com cantos arredondados e um design mais minimalista.

No entanto, a Microsoft decidiu complicar um pouco quando o assunto é a escolha do navegador padrão, colocando o Edge de forma incisiva como a opção mais óbvia.

O que mudou na escolha do navegador padrão no Windows 11?

Felizmente, ainda existe uma maneira de definir o Firefox, por exemplo, como o seu navegador preferido, mas não é uma tarefa tão fácil como no Windows 10.

Como veremos a seguir, no Windows 11 é preciso definir o seu browser favorito para executar cada formato individual de conteúdo, ou seja: HTM, HTML, PDF , SHTML, SVG, WEBP, XHT, XHTML, FTP, HTTP e HTTPS. Veja o nosso guia abaixo para alterar essas configurações.

publicidade

1. O primeiro passo é acessar “Configurações > Aplicativos > Aplicativos padrão”.

2. Por aqui, o usuário deve escolher qual navegador deseja configurar como padrão. No exemplo abaixo, foi usado o Firefox.

3. Na próxima tela, digamos que você queira usar um navegador específico para abrir arquivos em PDF. Para isso, clique em ‘Microsoft Edge’ abaixo de ‘.pdf’ e clique em ‘Alternar mesmo assim’.

Para cada extensão listada, o padrão para todas é o Microsoft Edge. Imagem: Captura de tela

4. Por fim, clique no ícone do navegador desejado, no exemplo o Firefox, e confirme a solicitação clicando em ‘OK’.

5. No fim do processo, o menu de ‘Aplicativos padrão’ terá o Firefox como o navegador escolhido para executar arquivos em PDF.

Pelo menos por enquanto, é assim que o processo funciona na versão beta mais recente do Windows 11. Resta saber se a Microsoft vai rever essa funcionalidade antes do lançamento do sistema.

Segundo o The Verge, as desenvolvedoras de navegadores, como a Mozilla, Vivaldi e Opera, já estão preocupadas com essa nova estratégia agressiva adotada pela empresa para atrair (ou obrigar) os usuários a usar o Edge no Windows 11.

Leia mais:

Créditos da imagem principal: DANIEL CONSTANTE/Shutterstock

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!