É raro uma grande empresa sair e negar categoricamente uma reportagem inteira, mas foi o que a Nintendo acabou de fazer. Em comunicado à imprensa, a “Big N” declarou que a aparente revelação do site Bloomberg de que a mesma estava pressionando os desenvolvedores a construir jogos de resolução 4K para um novo modelo do Switch está totalmente incorreta.

De acordo com a empresa, um modelo do Switch 4K não está em desenvolvimento e não há planos para uma nova versão do console, além do OLED Model, que será disponibilizado no dia 8 de outubro.

publicidade

Conforme a reportagem do Bloomberg publicada na última quarta-feira (19), a Nintendo havia enviado kits de desenvolvimento do suposto Switch 4K para 11 empresas, incluindo a Zynga, responsável por jogos como ‘Farmville’. Em uma nota ao portal de notícias, Sarah Ross, representante da desenvolvedora, também desmentiu as informações.

Embora haja sempre a possibilidade de que a maioria, senão todo o relatório da Bloomberg esteja correto – que, por exemplo, havia um kit de desenvolvimento do Switch 4K, e que a “Big N” pressionou as empresas a construir produtos para tal modelo -, a Nintendo está categoricamente tentando dizer que todo o relatório não é verdade, algo que por si só já é algo surpreendente.

Seja fake news ou um segredo pelo qual a Nintendo “morreria”, a Bloomberg parece continuar a defender as informações que publicou – o que não é uma grande surpresa, visto que a reportagem foi escrita por jornalistas respeitados da indústria de jogos que tiveram ótimas fontes no passado. A matéria não é exceção, inclusive, visto que cita funcionários anônimos de 11 empresas de games diferentes, todos afirmando que têm um dev kit do Switch 4K. O link do texto não foi removido e o tuite da Nintendo negando as informações apenas foi acrescentado como update.

Leia mais:

Rumores sobre um Switch Pro ou 4K correm há algum tempo. Informações iniciais sobre o modelo começaram a circular ainda em 2018, mas ganhou força em 2021 quando veículos de imprensa sugeriram que uma nova versão seria comercializada ainda em 2021.

Os rumores deram espaço ao novo Switch OLED Model, que oi oficializado em julho. Com um preço inicial de US$ 349,99 (R$ 1,8 mil), o hardware portátil não é Pro ou 4K, mas terá uma tela maior de 7 polegadas e suporte ajustável e um cabo de rede no dock para melhorar conexões de jogos online.

De qualquer forma, a Bloomberg continua a relatar que um Switch 4K será lançado no final de 2022.

Fontes: Bloomberg, The Verge e VG247

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!