A Nintendo está trabalhando em um novo controle para o Switch. Os detalhes do joystick, porém, são mantidos em sigilo por pelo menos seis meses, a pedido da companhia. A informação do novo periférico para o console híbrido foi revelada em um arquivo da FCC, agência de certificação internacional (antiga VGC).

O que se sabe, até agora, sobre o novo controle é que ele será sem fio e conectado ao Nintendo Switch via Bluetooth. Esquemas, manual do usuário e diagrama de blocos seguem em segredo. Eles devem ser revelados no ano que vem, já que o processo da FCC mostra que os documentos confidenciais serão divulgados ao público após o período solicitado pela empresa.

publicidade

Leia mais:

De acordo com o site Gamespot, a solicitação de confidencialidade foi enviada em uma carta, assinada por um representante da Nintendo. “O aplicativo contém informações técnicas que consideramos ser segredos comerciais e proprietários. Se tornadas públicas, as informações podem ser usadas em desvantagem do requerente no mercado”, diz a correspondência.

O novo controle não vai substituir o Joy-con, mas corrigir um problema que os atuais joysticks do console apresentam. Depois de cerca de quatro anos no mercado, o controlador do Nintendo Switch ainda dá dor de cabeça aos usuários, com um deles inserindo uma direção sem ser tocado pelo jogador. Isso se tornou tão frequente que Shuntaro Furukawa, presidente da Nintendo, apresentou um pedido de desculpas no ano passado.

Nintendo Switch. Imagem: Wachiwit / Shutterstock.com
Os atuais Joy-con apresentam uma falha que já virou até pedido de desculpas pela companhia. Imagem: Wachiwit / Shutterstock.com

O console foi revelado pela Nintendo em outubro de 2016 e lançado oficialmente em março de 2017, mas chegou ao mercado brasileiro apenas em setembro do ano passado. O país, inclusive, recebe apenas agora a versão Lite, já em pré-venda, com lançamento previsto para o dia 1º de outubro.

Vale lembrar que o modelo Lite funciona apenas como portátil, sem que os controles possam ser destacados. A versão do Brasil está no site da Amazon em promoção, por R$ 1.650,75, podendo ser parcelado em até dez vezes sem juros nos cartões de créditos. Por ser uma venda Prime, o Nintendo Switch Lite tem frete grátis.

Via: Gamespot / GameRant

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!