A SAP, empresa alemã de softwares de gestão para empresas, anunciou recentemente o “SAP Product Footprint Management”. Segundo a companhia, o programa é parte de um novo portfólio de aplicações voltadas à sustentabilidade.

O serviço funciona na nuvem e foi projetado para medir e relatar emissões de gases de efeito estufa, permitindo calcular o impacto ambiental gerado em todas as etapas de uma determinada cadeia de suprimentos.

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A meta da iniciativa é ajudar outras empresas a avançarem na direção da redução de emissões de carbono e de operações mais sustentáveis.

Folhas de uma árvore em um campo verdejante formam a palavra CO₂
Reduzir a emissão de CO₂ pode ajudar a desacelerar o aquecimento global. Crédito: petrmalinak/Shutterstock

Marcele Andrade, head do Innovation Center of Excellence da SAP Brasil, explica que a novidade pode “levantar, analisar e medir 90 indicadores essenciais de desempenho econômico, ambiental e social”.

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“A partir dos dados gerados, os sistemas têm potencial de consolidar informações sobre todas as etapas de processos, de forma a contribuir para a adaptação das companhias a mudanças de regulamentação, consumo de energia, gestão de resíduos, políticas de responsabilidade de produtores, entre outros pontos cada vez mais urgentes em uma economia pautada pela sustentabilidade”, complementa.

Essa abordagem permite incorporar esses dados para que as empresas possam fazer a transição para processos de negócios com baixas emissões de carbono.

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A solução também pode identificar de forma proativa os impactos ambientais já no início do ciclo de vida dos produtos, além de permitir a troca de informação com clientes, fornecedores e parceiros.

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Sustentabilidade nas empresas latino-americanas

Segundo um estudo recente da SAP com executivos de empreendimentos da Argentina, Brasil, Colômbia e México, 45% já afirmaram ter uma estratégia de sustentabilidade, enquanto 22% estão trabalhando em uma.

Combater as mudanças climáticas está entre as prioridades de 48% das empresas. E não à toa: as regulamentações propostas para combater efeitos das mudanças climáticas podem custar até US$ 120 bilhões (R$ 655 bilhões na cotação atual) às empresas.

Créditos da imagem principal: panomporn lungmint/Shutterstock

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