Os mecânicos russos do canal do YouTube Garage 54 criaram uma modificação de um sedan Lada em versão monster truck, com nada menos do que 14 rodas. Os customizadores estudaram a alteração do automóvel a partir da planta baixa para instalar pneus de um caminhão GAZ-66 na parte frontal e, na parte traseira, uma pirâmide de seis eixos.

O customizado segue a mesma proposta de um Toyota Vios modificado pelo indonésio Roni Gunawan, que colocou nada menos do que 8 rodas no sedan — um eixo na frente, e três atrás, empilhados. Em ambos os casos, o torque é transferido do motor para o primeiro eixo traseiro, que gira as rodas inferiores.

O veículo se trata de um experimento dos mecânicos, e não possui intenção comercial sequer. Os integrantes do canal explicam que a proposta da “pirâmide de eixos” serve para aumentar a adesão do Lada na estrada, já que mais pneus lado a lado significam mais contato com o asfalto — logo, mais velocidade.

Lada precisou de conversão para gasolina

carro com 14 rodas estacionado
Imagem: Reprodução/Garagem 54/YouTube

Para colocar esse Lada monstro de 14 rodas para mover toda a sua estrutura, os mecânicos do Garage 54 modificaram o motor original do sedã, movido à combustível. Isso porque, antes de sua conversão para gasolina, o trem de força não conseguia gerar empuxo suficiente para girar todas as rodas em simultâneo.

publicidade

Durante os próprios testes o sedan monstro patinou um pouco, já que o contato com superfícies úmidas reduz a aderência. Esta situação, somada à ausência de suspensão no veículo faz com que o projeto esteja reservado às estradas retas e secas.

Imagem: Reprodução/Garagem 54/YouTube

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!