No Reino Unido, um homem está criando modelos de três rodas do clássico DeLorean, eternizado em De Volta Para o Futuro. Apresentando-se como Tyler DeLorean, o rapaz de 40 anos afirma ser filho de John DeLorean, engenheiro que criou o DMC DeLorean original, assim como a montadora de mesmo nome na Irlanda do Norte, em 1973.

Tyler afirma que seu DMC DeLorean, chamado de DMC 21, é baseado no projeto original de 1981. Porém, para seus trabalhos, o britânico está usando como base o Reliant Rialto, um “carismático” veículo de três rodas lançado em 1982 e que era mais famoso por capotar em curvas que qualquer coisa. Apresentava problemas de qualidade, segurança e manuseio, para dizer o mínimo, até o fim da sua produção, em 1998.

Carro de três rodas de lado

Portas que abrem para cima e capacitador de fluxo

São cerca de dois anos de criações baseadas no Rialto (trocadilhos à parte), com direito a cinco protótipos, até Tyler alcançar o que ele considera o DMC DeLorean perfeito. Além das portas gaivota (que jamais podem faltar), acionadas por controle remoto, o carro traz um capacitador de fluxo, tal qual o instalado na máquina do Dr. Emmett Brown.

Outros detalhes do DMC DeLorean de três rodas são um aparelho de som à prova d’água, luzes nas portas e nos tapetes, botões e.. muitos emblemas da marca DMC. Tyler inclusive faz questão de estar, sempre que pode, trajando uma jaqueta amarela que leva o nome da empresa, hoje sediada no Texas, Estados Unidos, e de propriedade de Stephen Wynne.

publicidade

Leia mais:

Entre as informações técnicas do triciclo de Tyler, temos um motor de três cilindros de 850 cm³. Com isso, segundo o criador, o DMC DeLorean alcança entre 140 km/h e 160 km/h. O canal Cornwall Live perguntou ao rapaz se seus carros moviam-se a plutônio como o do filme de 1985.

“Não há necessidade de plutônio, ele funciona com gasolina, mas as versões elétricas serão recarregáveis. É um novo projeto fantástico. Ótimo para Cornwall [ou Cornualha, onde Tyler mora, península o extremo sul da Inglaterra], ótimo para o Reino Unido”.

DMC DeLorean de trÊs rodas sendo exibido na feira

Tyler levou o veículo para ser exibido no British Motor Show em agosto, onde afirma que recebeu um bom feedback sobre sua criação, com direito a convites para voltar com mais três carros na próxima edição do evento. Entusiasmado, parece estar preparando até um modelo do DMC DeLorean equipado com uma banheira de hidromassagem para mostrar ano que vem.

Em pré-encomendas, o DMC DeLorean de três rodas está saindo por 20 mil Libras Esterlinas (que são por volta de R$ 149 mil, hoje), com o valor variando conforme área de entrega (que inclusive pode ser para fora do Reino Unido).

Porém…

Tyler diz que, enquanto estava apresentando seu DeLorean no evento, recebeu informações oficiais da DeLorean Motor Company afirmando que ele estava sendo processado. Está sendo acusado de violação de marca registrada.

modelos do DMC 21 em andamento

A DeLorean original, de John DeLorean (1925-2005) faliu em 1982, mas a marca foi recriada no Texas em 1995, e adquiriu os direitos autorais.

Tyler afirma ser filho de John. Oficialmente, esse tem um filho adotivo, Zachary (nascido em 1971) e duas filhas, Kathryn Ann (1977) e Sheila (2002). Ele diz que nasceu de um romance que o engenheiro teve com sua mãe na Irlanda do Norte.

Mesmo sem contestar sua história, os advogados da DMC entendem que isso não lhe dá o direito de usar a marca que seu “pai” vendeu. Ou para passar seu negócio como sendo de alguma forma conectado ou endossado pela empresa.

Tyler diz que vencerá essa questão nos tribunais. Ou seja, os planos para uma versão elétrica do DMC 21, um modelo do carro dotado de uma banheira de hidromassagem e até um DMC 21 operado por drone ainda estão de pé.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.