Imagine ter em casa um Porsche 911 com o qual o bicampeão de F1 Emerson Fittipaldi correu em uma importante prova de turismo americana nos anos 70 e, posteriormente, pertenceu a Pablo Escobar. Esta é a pérola que está sendo leiloada na plataforma online Collecting Cars até às 2h (de Brasília) desta sexta-feira (8). O preço atualmente se encontra em US$ 850 mil (cerca de R$ 4,7 milhões, sem inclusão de impostos).

O Porsche 911 Carrera 3.0 RSR foi à pista pela primeira vez em 1974. Naquele ano, o brasileiro Emerson Fittipaldi o dirigiu na International Race of Champions (Iroc), uma competição de turismo americana que reunia pilotos vindos de Fórmula 1, Nascar e Usac (categoria que, mais tarde, deu origem à moderna Fórmula Indy).

publicidade
Porsche 911 de Pablo Escobar
Volante original e painel de instrumentos do Porsche 911 (Collecting Cars/Divulgação)

O dono da equipe de Fittipaldi, Roger Penske, vendeu o Porsche para o piloto John Tunstall, que, por sua vez, repassou para Pablo Escobar nos anos 80. Nesta época, o colombiano chegou a substituir a carroceria inteira do cupê, transformando-o em um 935.

Já no início dos anos 90, no entanto, o carro retornou aos Estados Unidos, onde teve seu bodywork original recolocado. Em 2010, o 911 foi restaurado às especificações de fábrica após quatro anos de trabalho.

Porsche 911 de Pablo Escobar
Porsche 911 de Fittipaldi e Pablo Escobar: à venda por US$ 850 mil no Collecting Cars (Collecting Cars/Divulgação)

Especificações técnicas

De acordo com o Collecting Cars, somente 15 unidades do 911 RSR foram construídas para o Iroc. Dotado de um motor de 3 litros, o Porsche pilotado por Fittipaldi e adotado por Pablo Escobar vem com uma tampa traseira sob medida e acabamento na cor bege, com os decalques originais da fabricante e dos patrocinadores Goodyear e Champion.

Porsche 911 de Pablo Escobar
Somente 15 unidades deste 911 RSR foram construídos (Collecting Cars/Divulgação)

Outros toques especiais incluem a ampla asa traseira, coberturas de faróis em preto fosco, capô de saída rápida, rodas de liga leve Fuchs e cabine espartana com assentos de balde e arreios esportivos.

Porsche 911 de Pablo Escobar
Espaço interno do Porsche 911: ótimo estado (Collecting Cars/Divulgação)

Passados 11 anos desde que foi restaurado, o vendedor afirma que o carro segue intacto, sem danos significativos na carroceria nem ferrugem. O espaço interno, por sua vez, está em ótimo estado, como se pode ver pelas imagens divulgadas. O Porsche 911 ganhou também vários prêmios e foi exibido na Rennsport Reunion IV, em Laguna Seca, em 2011.

Via Auto Evolution

Imagem: Collecting Cars/Divulgação

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!