Imagem: Reprodução/Garagem 54/YouTube
Os mecânicos russos do canal do YouTube Garage 54 criaram uma modificação de um sedan Lada em versão monster truck, com nada menos do que 14 rodas. Os customizadores estudaram a alteração do automóvel a partir da planta baixa para instalar pneus de um caminhão GAZ-66 na parte frontal e, na parte traseira, uma pirâmide de seis eixos.
O customizado segue a mesma proposta de um Toyota Vios modificado pelo indonésio Roni Gunawan, que colocou nada menos do que 8 rodas no sedan — um eixo na frente, e três atrás, empilhados. Em ambos os casos, o torque é transferido do motor para o primeiro eixo traseiro, que gira as rodas inferiores.
O veículo se trata de um experimento dos mecânicos, e não possui intenção comercial sequer. Os integrantes do canal explicam que a proposta da “pirâmide de eixos” serve para aumentar a adesão do Lada na estrada, já que mais pneus lado a lado significam mais contato com o asfalto — logo, mais velocidade.
Para colocar esse Lada monstro de 14 rodas para mover toda a sua estrutura, os mecânicos do Garage 54 modificaram o motor original do sedã, movido à combustível. Isso porque, antes de sua conversão para gasolina, o trem de força não conseguia gerar empuxo suficiente para girar todas as rodas em simultâneo.
Durante os próprios testes o sedan monstro patinou um pouco, já que o contato com superfícies úmidas reduz a aderência. Esta situação, somada à ausência de suspensão no veículo faz com que o projeto esteja reservado às estradas retas e secas.
Imagem: Reprodução/Garagem 54/YouTube
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 5 de outubro de 2021 19:05