Mariângela Simão, diretora-adjunta da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que é questão de tempo até o mundo sofrer com uma nova pandemia após a Covid-19. Em entrevista à RFI, a médica brasileira disse que o mundo precisa se preparar para isso.

De acordo com Mariângela, a OMS considera que uma nova pandemia é “uma coisa que a gente já sabe que é inevitável. É uma questão de quando vai acontecer”. O órgão ainda está estudando a possibilidade de criar um tratado sobre pandemias.

A médica disse que a OMS vai discutir o tratado em novembro, durante a Assembleia Mundial de Saúde. A intenção é que, caso seja criado, o documento tenha uma série de medidas que os países precisam seguir em caso de uma emergência de saúde.

Mariângela Simão (Imagem: Divulgação – OMS)

OMS se prepara para nova pandemia

Segundo ela, o protocolo é importante “não só por reforçar o papel da OMS em uma situação de emergência de interesse público como essa”, mas porque “cria uma série de formalidades que os países e o setor privado têm que tomar no caso de uma emergência como uma nova pandemia mundial”.

publicidade

“Essa pandemia, depois da gripe espanhola, foi a mais impactante e é também uma constatação: acho que o mundo precisa acordar porque a gente vê que não foram apenas os países em desenvolvimento que fora afetados. Afetou o mundo todo, ninguém estava preparado”, completou ainda.

A assembleia ainda vai discutir métodos para acelerar a vacinação em países mais pobres e conter o avanço de variantes da Covid-19, principalmente a Delta. “Então a preocupação e o empenho em aumentar a cobertura vacinal é global mas em todos os países e não apenas em alguns, para evitar que novas variantes preocupantes surjam”, finaliza a médica.

Leia também!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!