A Samsung anunciou no evento Samsung Foundry Forum 2021 planos para produção em massa de chips de 3nm em 2022 e de 2nm até 2025. Além disso, a empresa planeja lançar a segunda geração de processadores de 3nm em 2023.

Chips de 3nm serão primeiros com tecnologia GAA

Criados com a tecnologia GAA (Gate-all-around) da Samsung, os primeiros processadores de 3nm devem ser produzidos em massa a partir do primeiro semestre do ano que vem. O GAA ou GAAFET é uma evolução do processo FinFET (Fin Field-effect Transistor), usando Multi-Bridge-Channel FET (MBCFET).

Mas, o que isso significa na prática? Em relação aos chips de 5 nm que equipam os flagships atuais, o salto será grande, já que a Samsung promete um desempenho 30% mais eficiente, com um consumo 50% menor de energia. A empresa já criou processadores de 4nm, que estão sendo produzidos em massa.

A empresa vem desenvolvendo a tecnologia GAA há anos, e como lembra o site Anandtech, anunciou um primeiro protótipo de chip com tecnologia GAA em 2019. O primeiro processador com ela será o modelo (3GAE) que chega em 2022, e o segundo (3GAP), chega em 2023. Esses dois são chips de 3nm. Já o terceiro processador com tecnologia GAA, (2GAP), de 2nm, vai demorar mais dois anos.

publicidade

Chips de 2nm têm previsão de produção para 2025

Os chips de 2nm só entraram agora ao roadmap da Samsung, mas apesar de ainda estarem em estágio preliminar de desenvolvimento, já contam com uma previsão de produção em massa próxima (2025). De qualquer forma, os primeiros dispositivos equipados com um chip de 2nm só devem chegar ao mercado a partir de 2026.

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!