Troca inusitada: Cazaque quer um crânio por uma nave espacial russa

Por Acsa Gomes, editado por André Lucena 06/10/2021 21h13, atualizada em 11/10/2021 13h14
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A disputa pelos restos de dois protótipos dos ônibus espaciais russos está cada vez mais curiosa: eles estão atualmente em um galpão do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. A Rússia quer repatriar e restaurar essas relíquias, mas vem enfrentando resistência do dono do local, Dauren Musa.

De acordo com o site Futurism, Musa sinalizou a possibilidade de abrir mão de um dos protótipos, mas ele quer algo bem específico em troca: o crânio do último Khan cazaque, Kenesary Kasymov.
Ele é considerado herói no país por ter liderado uma rebelião contra as tentativas do Império Russo de colonizar a região na década de 1840.

Não se sabe como os ônibus espaciais foram parar no Cazaquistão, mas o país foi o último a se separar da Rússia depois da queda da União Soviética, e Musa pode ter comprado as espaçonaves legalmente.

O maior obstáculo para o fim da disputa nem é a excentricidade do pedido. Embora as pistas sobre o destino final de Kenesary Kasymov levem à cidade de São Petersburgo, as autoridades russas admitem que não sabem o que foi feito da cabeça dele.

Pelo jeito, quem quiser ver essas relíquias de perto vai ter que continuar a visitar o Cazaquistão…

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.