Até onde você iria para proteger um filho? Este é o foco principal do filme ‘Cowboys’, longa com roteiro e direção de Anna Kerrigan. O drama, premiado em duas categorias no Festival de Tribeca 2020, discute a identidade de gênero na juventude e retrata o amor de um pai que quer proteger o filho da rejeição.

Exclusivo: Diretora e ator de ‘Cowboys’ comentam representatividade trans no cinema

O longa traz o ator Steve Zahn, conhecido principalmente pelo trabalho em comédias, em uma bonita atuação dramática, como Troy, um homem estigmatizado por sofrer com problemas psicológicos. ‘Cowboys’ também marca a estreia de Sasha Knight, de apenas 12 anos, nos cinemas.

Leia mais:

publicidade

O jovem ator é um garoto transexual, assim como o personagem que interpreta, Joe, um menino tímido que sofre a rejeição da mãe, também em uma brilhante atuação. A intérprete de Sally, mãe da criança e ex-esposa de Troy, é outra atriz que troca a comédia pelo drama no filme é Jillian Bell.

‘Cowboys’ usa vários cenários ao ar livre, com as gravações realizadas no estado norte-americano de Montana, cuja calmaria contrasta com a tensão exposta no filme. Isso porque Troy foge com Joe a pedido do garoto, que quer ir para longe da mãe, que faz de tudo para tratá-lo como uma menina.

Sally se recusa a entender Joe e a transfobia da mãe é escancarada quando ela faz com que o filho use apenas saias e vestidos, roupas na cor rosa e controla até os brinquedos e histórias que ele gosta. Por outro lado, mesmo tendo que lidar com os próprios problemas, Troy é aberto e abraça a identidade do filho.

Cowboys - Sasha Knight como Joe
Sasha Knight entrega uma boa atuação como o menino transexual Joe. Imagem: Divulgação

Até pouco antes de uma hora de filme, a história não é linear, com cenas da fuga de pai e filho e cenas do passado dos dois, com Joe sendo tratado como uma menina em casa e até situações de Troy com a polícia e a bipolaridade. Depois desse tempo, ‘Cowboys’ passa a mostrar apenas o presente dos personagens.

Alguns acontecimentos, apesar de não serem clichês, são um pouco esperadas, já que é sempre bom se prevenir com as atitudes de crianças centrais em tramas dramáticas, com um ato impensado de Joe, e uma atuação policial controversa.

‘Cowboys’ não é um filme leve, mas ver Joe se libertar para ser ele mesmo e todo o apoio de Troy, mesmo que por linhas tortas, torna o longa um bom filme, que vale a pena parar para assistir.

Confira o trailer e a sinopse de ‘Cowboys’:

Um pai instável, mas bem intencionado, foge com seu filho trans para ajudá-lo a viver de forma autêntica, longe da mãe que não o aceita. A detetive de polícia que os persegue, terá sua determinação testada à medida que aprende sobre a família.

O filme estreou no Festival de Tribeca, em 2020, com Anna Kerrigan recebendo o prêmio de Melhor Roteiro e Steve Zahn de Melhor Ator. Sasha Knight foi premiado no Outfest pela atuação. ‘Cowboys’ também recebeu o prêmio do júri em Newfest e da plateia no Festival de Nashville. Gene Back recebeu o BMI Award pela trilha.

Além de Sasha Knight, Steve Zahn e Jillian Bell, o elenco do filme conta com grandes nomes do cinema. Ann Dowd (‘The Handmaid’s Tale’), Chris Coy (‘The Walking Dead’), John Beasley (‘Uma Noite de Crime 2: Anarquia’) e John Reynolds (‘Stranger Things’) estão no longa.

‘Cowboys’ pode ser comprado ou alugado a partir de sexta-feira (8), nas plataformas Claro Now, Amazon, Vivo Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!