Na última quinta-feira (7), o Brasil registrou 451 mortes por Covid-19, tendo no total 599.865 vítimas do coronavírus desde o começo da pandemia. A média móvel foi de 438 óbitos, sendo que a queda foi de -22% em comparação a duas semanas atrás.

Ao que os dados indicam, há uma tendência de queda depois de 22 dias em estabilidade, podendo ser possível até mesmo alta. Inclusive, é o menor índice desde 13 de novembro de 2020.

Com isso, foram registrados 14.696 novos casos de Covid-19 em todo Brasil, somatizando 21.532.210 pessoas que já se contaminaram com o vírus. A média móvel foi de 15.205 diagnósticos positivos, que representa uma queda de -53% em comparação ao índice de duas semanas atrás, demorando a tendência de queda.

Seringa com a vacina para a Covid-19
Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

A “média móvel de 7 dias” faz uma relação entre o número do dia e dos seis anteriores. O índice é comparado com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou então de queda dos casos ou das mortes.

publicidade

Vale lembrar que o cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados sem o ruído causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes acaba se diminuindo por falta de funcionários em plantão.

Ademais, o Sivep, que é o sistema federal onde são notificados os casos e as mortes de Covid-19, o E-SUS, e sistemas estaduais estão passando por mudanças e provocando alterações nas médias de mortes e casos.

Leia mais:

Fonte: O Globo