A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou na última segunda-feira (4) que os ganhadores do Prêmio Nobel 2021 em Medicina são David Julius e Ardem Patapoutian. Os pesquisadores foram premiados por suas descobertas sobre receptores de temperatura e toque no corpo humano.

As descobertas mostram como o calor, o frio e o toque podem iniciar sinais no sistema nervoso humano. “Nossa capacidade de sentir o calor, o frio e o toque é essencial para a sobrevivência e sustenta nossa interação com o mundo ao nosso redor. Em nossa vida diária, consideramos essas sensações naturais, mas como os impulsos nervosos são iniciados para que a temperatura e a pressão possam ser percebidas? Esta questão foi resolvida pelos ganhadores do Prêmio Nobel deste ano”, explicou a Academia ao anunciar os laureados.

publicidade

A pesquisa está sendo utilizada para desenvolver novos tratamento para diversas doenças, como dores crônicas. “Os laureados identificaram elos essenciais que faltavam em nossa compreensão da complexa interação entre nossos sentidos e o meio ambiente”, explicou a Academia.

Leia também!

Os ganhadores do Prêmio Nobel 2021 receberão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, cerca de R$ 6,1 milhões, para dividirem.

Ardem Patapoutian nasceu em Beirute, no Líbano, em 1967. Ele atua como professor na Scripps Research, Califórnia, nos Estados Unidos, e pesquisador do Instituto Médico Howard Hughes, em Maryland, desde 2014.

David Julius nasceu em 1955 em Nova York, nos Estados Unidos. Atualmente, ele trabalha como professor da Universidade da Califórnia em São Francisco, nos EUA.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!