A Apple incluiu três novas respostas temporárias para a Siri no Brasil, durante esta semana. A primeira faz parte das comemorações do aniversário de 90 anos do Cristo Redentor, enquanto as outras duas focam no dia das crianças. A novidade já pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo capaz de conversar com a assistente pessoal.

A estátua do Cristo Redentor comemora, nesta terça-feira (12), 90 anos desde sua inauguração. O feito aconteceu no dia 12 de outubro de 1931, mas a construção foi iniciada na década anterior e agora, quase um século depois, um dos cartões postais do Brasil ganha mais respostas para quem utiliza um iPhone, iPod Touch, iPad, ou então um computador com macOS.

publicidade

Leia também

Siri comemora os 90 anos do Cristo Redentor (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Siri comemora os 90 anos do Cristo Redentor (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Se você perguntar “O que está fazendo?”, a Siri responde: “Esta semana estou comemorando o aniversário da estátua do Cristo Redentor. Eleita uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo Moderno, há 90 anos essa estátua vem recebendo milhões de turistas de braços abertos, literalmente!”.

Siri comenta mais assunstos sobre o Cristo Redentor

A assistente pessoal da Apple já respondia outras perguntas, como “qual é a altura do Cristo Redentor” ou “quem construiu o Cristo Redentor”. Essas interações continuam funcionando neste período de comemorações do aniversário da estátua.

Adicionalmente, duas outras respostas podem ser faladas pela assistente da Apple para essa pergunta, ou então para outra mais específica: “O que você está fazendo?”. Neste caso as falas são voltadas para o dia das crianças, comemorado junto do aniversário da estátua do Rio de Janeiro (RJ).

A primeira resposta é:

“Hoje eu estou comemorando a alegria, a espontaneidade e a esperança de um futuro ainda melhor. E é por um grande motivo, embora as pessoas de quem eu estou falando ainda sejam pequenas: Feliz Dia das Crianças!”

Já a segunda, pode ser essa:

“Estava brincando de esconde-esconde com alguns dos meus algoritmos quando o algoritmo responsável por me fazer responder o que estou fazendo me encontrou. Feliz Dia das Crianças!”.

Alexa adiciona conteúdo para o dia das crianças

Além da Siri, a assistente da Amazon, a Alexa, também entra na comemoração para o dia das crianças. No lado do gigante do varejo online a interação é maior, com um quiz com perguntas e respostas envolvendo uma brincadeira de caça ao tesouro. O jogador é guiado por voz em seu navio ou submarino até encontrar tesouros escondidos, que vão desde playlists até imitações de piratas.

Para acessar o jogo por voz, basta dizer “Alexa, abrir quiz caça ao tesouro”. Falar “Alexa, cante a música das crianças” ativa uma espécie de playlist com efeitos sonoros e canções originais para a data.

Por fim, o usuário pode falar “Alexa, contar a história da casinha redonda”, “Alexa, cantar o Cordel do Tongo Tongo” e “Alexa, música do catavento” para uma interação com o músico Cris Gouveia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!