Talvez a palavra acenda alguma luz no seu painel de memórias: em 2006, quando o Tesla Roadster era apresentado ao mundo e carros elétricos pareciam uma tecnologia nova, excitante e especulativa, um exótico conceito dividiu com o Roadster as notícias: o carro solar Aptera. Um triciclo futurista, que nunca deu em nada.

Ele está de volta, promete chegar às concessionárias ano que vem, e acaba de ser investigado em detalhes no programa de Jay Leno.

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Carro solar eterno?

Se o Roadster foi o carro esportivo que trouxe o elétrico para a normalidade, o Aptera quer ir na direção oposta: um triciclo invertido (duas rodas na frente, uma atrás) com todo jeito de ficção científica. Sua principal promessa não está no formato, mas na função: é um carro solar que, em tese, funciona só com o sol, nunca precisando de carga. O formato excêntrico é para maximizar sua economia, tornando-o 2,5 vezes mais eficiente que o Tesla Roadster.

A crise de 2008 foi um golpe duro na Aptera Motors e, em 2011, a empresa faliu, forçada a devolver o dinheiro dos compradores iniciais. Em 2019, seus fundadores, os engenheiros Chris Anthony e Steve Fambro, fizeram uma campanha de crowdfunding e conseguiram ressuscitar a empresa. Agora prometem o lançamento comercial ano que vem.

Detalhes do projeto aparecem no programa Jay Leno: por conta de toda a eficiência obtida pelo formato e por poder carregar enquanto anda, o Aptera deve ser capaz de quebrar o recorde de autonomia – atualmente 1000 km do Toyota Mirai, a hidrogênio, ou 836 km do Lucid Air, carregado na tomada. Serão 1.600 km numa carga de bateria, no modelo mais avançado. A velocidade máxima fica em 177 km/h. E a autonomia diária esperada pelo carregamento solar são 64 km (40 milhas), o que vence a média americana de distância diária percorrida de 56 km (35 milhas).

Limitações

Mas, quando Jay Lenon menciona a garagem, os engenheiros lembram a ele que, na verdade, não pode guardar o Aptera na garagem: para ele funcionar fora da tomada como proposto, deve estar exposto ao sol o máximo de tempo possível.

Ainda assim, dada a enorme eficiência energética do carros olar, mesmo se você precisar carregar na tomada de vez em quando, ele gastará uma fração mínima do que outro elétrico gastaria.

O plano é chegar às lojas ano que vem custando US$ 25.900 mil na versão básica, com autonomia para 200 milhas/321 km, ou US$ 44.900 para a versão de 1000 milhas, 1600 km. Respectivamente R$ 143.300 e R$ 248.440 na cotação de hoje, sem contar diferenças de impostos ou taxas. Um Tesla Model 3, para comparação, sai por US$ 35 mil (R$ 193.660).

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