Volvo revela primeiro veículo feito de aço sem combustíveis fósseis

Gabriela Bulhões14/10/2021 06h41, atualizada em 14/11/2022 12h32
Captura-de-Tela-2021-10-14-às-06.39.51.png
Carro da Volvo livre de combustíveis fósseis
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Há alguns meses, a Volvo decidiu se associar a uma produtora de aço sueca – chamada de SSAB – para desenvolver um tipo de aço que possa ser usado em seus veículos e eque não usa combustíveis fósseis. Sendo assim, agora, a montadora revelou que conseguiu desenvolver o primeiro veículo do mundo feito de aço livre de fósseis, que é um transportador de carga de quatro rodas elétrico feito para pedreiras e mineração.

A tecnologia é autônoma, não emite gases de efeito estufa e pode seguir uma rota programada para o transporte de materiais na obra. Inclusive, a empresa sueca produz o aço sem fósseis e substitui o carvão usado durante o processo de fabricação pelo hidrogênio da eletrólise. 

Segundo a Forbes , o veículo da Volvo não é exatamente livre de fósseis por inteiro, já que o aço usado para os componentes fornecidos por produtores terceirizados, como seu motor elétrico, foram feitos usando meios tradicionais. 

Volvo revela primeiro veículo feito de aço sem combustíveis fósseis – Crédito: Volvo

Só que mesmo assim, um dos líderes do Grupo Volvo, Lars Stenqvist, explicou que “a maior parte do aço” do veículo não contém fósseis e que três toneladas do peso de 8,2 toneladas do transportador são feitas de aço verde, incluindo também outros componentes, como os pneus do veículo.

A Volvo pretender iniciar uma produção em pequena escala para o veículo em 2022 e aumentar a produção, dependendo da disponibilidade de aço. “Assim como as nações do mundo se unem na COP26 para tratar das mudanças climáticas, também as organizações e indústrias devem trabalhar em colaboração para desenvolver novas soluções inovadoras para a emissão de gases de efeito estufa futuro livre”, concluiu o CEO da marca, Martin Lundstedt.

Leia mais:

Fonte: Engadget

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Gabriela Bulhões é redator(a) no Olhar Digital

Ícone tagsTags: