Há alguns meses, a Volvo decidiu se associar a uma produtora de aço sueca – chamada de SSAB – para desenvolver um tipo de aço que possa ser usado em seus veículos e eque não usa combustíveis fósseis. Sendo assim, agora, a montadora revelou que conseguiu desenvolver o primeiro veículo do mundo feito de aço livre de fósseis, que é um transportador de carga de quatro rodas elétrico feito para pedreiras e mineração.
A tecnologia é autônoma, não emite gases de efeito estufa e pode seguir uma rota programada para o transporte de materiais na obra. Inclusive, a empresa sueca produz o aço sem fósseis e substitui o carvão usado durante o processo de fabricação pelo hidrogênio da eletrólise.
Segundo a Forbes , o veículo da Volvo não é exatamente livre de fósseis por inteiro, já que o aço usado para os componentes fornecidos por produtores terceirizados, como seu motor elétrico, foram feitos usando meios tradicionais.

Só que mesmo assim, um dos líderes do Grupo Volvo, Lars Stenqvist, explicou que “a maior parte do aço” do veículo não contém fósseis e que três toneladas do peso de 8,2 toneladas do transportador são feitas de aço verde, incluindo também outros componentes, como os pneus do veículo.
A Volvo pretender iniciar uma produção em pequena escala para o veículo em 2022 e aumentar a produção, dependendo da disponibilidade de aço. “Assim como as nações do mundo se unem na COP26 para tratar das mudanças climáticas, também as organizações e indústrias devem trabalhar em colaboração para desenvolver novas soluções inovadoras para a emissão de gases de efeito estufa futuro livre”, concluiu o CEO da marca, Martin Lundstedt.
Leia mais:
- Atualizado até a década de 2050, bombardeiro B-52 deve celebrar um século nos céus
- Rússia faz primeiro lançamento de míssil hipersônico a partir de submarino
- Caça americano F-35A conclui testes de voo com bomba nuclear
Fonte: Engadget
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!