Diretor de criação da Disney se aposenta após 50 anos

Alan Horn se aposentou como diretor de criação da Disney após 50 anos dedicados ao trabalho na indústria do entretenimento
Por Karoline Albuquerque, editado por Renato Mota 14/10/2021 21h26, atualizada em 15/10/2021 17h13
Alan Horn - Disney
Imagem: Disney/Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Alan Horn dedicou quase 50 anos da vida à indústria do entretenimento. Neste mês de outubro, o diretor de criação da Disney Studios Content anunciou sua aposentadoria para o final do ano, no dia 31 de dezembro. Horn tem 78 anos e começou a carreira no setor em 1973.

O diretor da Casa do Mickey se formou na Harvard Business School, com um MBA, e serviu como capitão da Força Aérea dos Estados Unidos. Na década de 1970, ele ingressou na Embassy Communications. De lá, ele seguiu para a Castle Rock Entertainment, como um dos cofundadores, em 1987.

Leia mais:

Alan Horn ficou na companhia como presidente do conselho até 1999, quando saiu para dirigir a Warner Bros. Nesta empresa, ele atuou como presidente e diretor de operações até 2011. O currículo de quase cinco décadas é realmente impressionante.

Durante o período em que trabalhou na Warner, Horn chefiou equipes executivas criativas responsáveis por grandes sucessos do cinema. A saga ‘Harry Potter’, e os filmes ‘Um Sonho de Liberdade’, ‘Batman Begins’ e ‘Harry e Sally – Feitos Um para o Outro’ são alguns dos títulos.

Mas, o empreendimento televisivo mais conhecido de Alan Horn nessa época foi a comédia ‘Seinfeld‘, criada por Larry David e de Jerry Seinfeld, que interpretou uma versão fictícia de si mesmo. A série teve nove temporadas e somou 180 episódios, estreando em 1989 na NBC e encerrando em 1998. Todos os episódios estão disponíveis na Netflix, que adquiriu os direitos da produção depois que a sitcom deixou a plataforma de streaming Hulu.

Jerry Seinfeld abraça Courteney Cox
‘Seinfeld’ é um dos empreendimentos de maior sucesso de Alan Horn. Crédito: NBC/Divulgação

Na Disney, ele trabalhou como presidente de conteúdo de junho de 2012 até se tornar o copresidente e diretor de criação com o copresidente Alan Bergman, em maio de 2019. Na empresa, Horn mudou o curso de fracassos como ‘John Carter – Entre Dois Mundos’ e ‘Marte Precisa de Mães’ e assumiu o controle dos populares mundos da Marvel e da LucasFilm.

“Foi um grande privilégio e prazer poder passar os últimos 50 anos ajudando pessoas criativas a contar histórias que movem, divertem e conectam públicos em todo o mundo – e um sonho que se tornou realidade ter a chance de fazê-lo na Disney, não menos”, disse. O mandato de Alan Horn adicionou à Disney as compras da 20th Century Fox e a Searchlight. A empresa ainda não anunciou planos para um substituto do futuro aposentado.

Via: Collider / Deadline

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Renato Mota é redator(a) no Olhar Digital