Alan Horn dedicou quase 50 anos da vida à indústria do entretenimento. Neste mês de outubro, o diretor de criação da Disney Studios Content anunciou sua aposentadoria para o final do ano, no dia 31 de dezembro. Horn tem 78 anos e começou a carreira no setor em 1973.

O diretor da Casa do Mickey se formou na Harvard Business School, com um MBA, e serviu como capitão da Força Aérea dos Estados Unidos. Na década de 1970, ele ingressou na Embassy Communications. De lá, ele seguiu para a Castle Rock Entertainment, como um dos cofundadores, em 1987.

Leia mais:

Alan Horn ficou na companhia como presidente do conselho até 1999, quando saiu para dirigir a Warner Bros. Nesta empresa, ele atuou como presidente e diretor de operações até 2011. O currículo de quase cinco décadas é realmente impressionante.

publicidade

Durante o período em que trabalhou na Warner, Horn chefiou equipes executivas criativas responsáveis por grandes sucessos do cinema. A saga ‘Harry Potter’, e os filmes ‘Um Sonho de Liberdade’, ‘Batman Begins’ e ‘Harry e Sally – Feitos Um para o Outro’ são alguns dos títulos.

Mas, o empreendimento televisivo mais conhecido de Alan Horn nessa época foi a comédia ‘Seinfeld‘, criada por Larry David e de Jerry Seinfeld, que interpretou uma versão fictícia de si mesmo. A série teve nove temporadas e somou 180 episódios, estreando em 1989 na NBC e encerrando em 1998. Todos os episódios estão disponíveis na Netflix, que adquiriu os direitos da produção depois que a sitcom deixou a plataforma de streaming Hulu.

Jerry Seinfeld abraça Courteney Cox
‘Seinfeld’ é um dos empreendimentos de maior sucesso de Alan Horn. Crédito: NBC/Divulgação

Na Disney, ele trabalhou como presidente de conteúdo de junho de 2012 até se tornar o copresidente e diretor de criação com o copresidente Alan Bergman, em maio de 2019. Na empresa, Horn mudou o curso de fracassos como ‘John Carter – Entre Dois Mundos’ e ‘Marte Precisa de Mães’ e assumiu o controle dos populares mundos da Marvel e da LucasFilm.

“Foi um grande privilégio e prazer poder passar os últimos 50 anos ajudando pessoas criativas a contar histórias que movem, divertem e conectam públicos em todo o mundo – e um sonho que se tornou realidade ter a chance de fazê-lo na Disney, não menos”, disse. O mandato de Alan Horn adicionou à Disney as compras da 20th Century Fox e a Searchlight. A empresa ainda não anunciou planos para um substituto do futuro aposentado.

Via: Collider / Deadline

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!