No decorrer de 2021, a Epic Games trava uma acirrada batalha judicial contra a Apple por conta de taxas cobradas sobre transações feitas no App Store. Em meio ao embate entre as empresas, que ainda parece estar longe de estar encerrado, a Google anunciou que irá processar a desenvolvedora – muito por conta de ‘Fortnite.

Tal como aconteceu com a Apple e a App Store, a Google também removeu o battle royale da Play Store em agosto de 2020, quando a Epic Games decidiu quebrar as regras nas quais havia concordado e lançou uma forma direta de pagamento por itens digitais dentro do game, burlando o sistema de pagamento das lojas.

A Epic Games, então, decidiu levar o caso para os tribunais e tentar provar que a Apple e Google praticavam medidas através das quais “monopolizam o mercado”. Após o midiático caso, o buscador move novo processo em que exige reparos por parte da desenvolvedora devido à quebra intencional de contrato.

google epic games fortnite
O inimigo agora é outro! Google está processando a Epic Games por causa do ‘Fortnite’. Imagem: Epic Games/Divulgação

“A Epic quebrou as regras do contrato em 13 de agosto de 2020, ao ativar o seu próprio sistema externo de pagamento através de uma atualização para Fortnite, desenhado para contornar o pagamento da Google Play”, afirmam os advogados da Google.

publicidade

“Como resultado direto da quebra de contrato da Epic, a Google sofreu danos, incluindo a perda da sua ‘taxa de serviço’ em nível global e o ecossistema Google Play sofreu danos, pois a atualização tinha o potencial para expor uma vulnerabilidade na segurança que podia ser explorada para usos ainda mais maliciosos”, concluiu o posicionamento.

Com a nova ação, a Epic Games agora entra em um embate com outra gigante da tecnologia, deixando a situação judicial da mesma ainda mais difícil. Embora o julgamento da Apple tenha decidido que a empresa deve permitir formas alternativas de pagamento na loja de aplicativos, a empresa irá recorrer da decisão – o mesmo deve acontecer com o Google.

Leia mais:

Fonte: Eurogamer

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!