Os preços dos carros zero km no Brasil acumularam uma alta de 5,31% no terceiro trimestre de 2021, segundo levantamento da Keeley Blue Book (KBB), empresa especializada em pesquisa de preços de veículos novos e usados. Apenas em setembro, os modelos 2022 chegaram a ter um aumento médio de 2,59%.

De acordo com a KBB, o preço dos carros zero neste ano já acumula uma alta de 13%. No mês passado, a variação média ficou em 0,54%, o dobro do resultado observado em agosto, o que prova, segundo a empresa, que “a tendência de aumentos, arrefecida no primeiro semestre, reforçou-se”.

A variação média dos veículos de 2021, grupo formado por modelos de estoque, também avançou nos últimos três meses, fechando setembro com alta de 0,31%. O acumulado do ano neste segmento é de 5,7%.

A pesquisa divulgada pela empresa não discrimina os modelos por marca, utilizando apenas o ano de lançamento como critério de corte. No estudo, a KBB utilizou um algoritmo-base próprio para compilar mais de 800 mil informações de preços no mercado e conduzir a análise.

publicidade
Tabela que mostra variação de preços do carro zero km entre julho e setembro de 2021
Variação nos preços do carro zero km entre julho e setembro de 2021, segundo ano de lançamento (KBB/Divulgação)

Alta de preços também afeta mercado de seminovos e usados

No segmento de carros seminovos (até 3 anos de uso) e usados (de 4 a 10 anos de uso), a tendência também é de aumento nos preços. Entre julho e setembro, por exemplo, a alta acumulada no valor dos seminovos foi de 1,37% — os carros produzidos em 2018 foram os que mais contribuíram para a escalada, com uma alta de quase 15%. No ano inteiro, o aumento médio até então é de 11,12% — quase tão significativo como o preço dos carros zero.

Já no segmento dos automóveis usados, o crescimento total foi de 3,84% no terceiro trimestre – de acordo com a KBB, o setor com a maior alta de preços relativos. No acumulado do ano, a média de reajuste já alcança 16,88%, com os modelos de 2011 chegando a quase 20% de aumento total. Parte da valorização provavelmente se deve ao fato de alguns carros usados estarem sendo vendidos no Brasil por um preço mais alto do que os zero km.

Tabela mostrando variação nos preços de carros usados entre julho e setembro de 2021, segundo ano de lançamento
Variação nos preços de carros usados entre julho e setembro de 2021, segundo ano de lançamento (KBB/Divulgação)

Imagem: Greentellect/Shutterstock

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!