Sem furo: Michelin aprova tecnologia de pneus sem ar

Por Eduardo Sorrentino, editado por André Lucena 20/10/2021 21h54, atualizada em 22/10/2021 15h23
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Trocar pneus do carro por causa de furos deve se tornar coisa do passado em 2024. É nesse ano que a Michelin planeja lançar pneus que não precisam de ar. Batizado de Uptis, uma sigla em inglês para Sistema Único de Pneus à Prova de Furos, o conceito foi desenvolvido em parceria com a General Motors, e já foi testado e aprovado.

Em vez de ar, a banda de rodagem se conecta à roda por meio de palhetas de plástico reforçadas com fibras de vidro. Elas são flexíveis o bastante para se adaptar a qualquer superfície.

Leia mais:

E claro, pregos não oferecem grandes problemas. Outro ponto interessante é a vantagem ambiental. O pneu é feito de materiais renováveis, e pode ser produzido em impressoras 3D.

No início de setembro, a Michelin testou pela primeira vez os pneus sem ar em vias públicas, mas ainda faltam etapas de pesquisa e desenvolvimento para eles chegarem às lojas.

A gente fica de olho, claro!!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Eduardo Sorrentino é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.