Dor de cabeça todo mundo já sentiu ao menos alguma vez na vida. Porém, existem pessoas que sofrem com esse desconforto frequentemente, o que pode atrapalhar até mesmo na rotina e nos afazeres comuns do dia a dia.

Algumas atitudes podem ajudar a evitar as crises de pessoas sofrem com cefaleia, como, por exemplo: não passar grandes períodos sem se alimentar, sempre fazendo um pequeno lanche entre os intervalos das refeições; não exagerar no açúcar e fritura; evitar alimentos ultraprocessados.

publicidade

Além disso, existem alguns alimentos que podem auxiliar no tratamento, ou alívio das dores de cabeça. Confira!

Água

A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano. Quando o corpo está desidratado, o cérebro se contrai de forma temporária, o que pode gerar a cefaleia. Então não se esqueça de tomar água.

Mulher segurando um copo com água
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano .Imagem: Fizkes/Shutterstock

Grãos integrais e sementes

Além da desidratação, a deficiência de magnésio é outra causa comum para as dores de cabeça. Para solucionar o problema é importante comer sementes, que são ricas neste nutriente, é possível adicionar esses ingredientes em receitas pães, bolos e iogurtes.

As fibras presentes nos grãos integrais também são muito importantes para diminuir a inflamação corporal, ajudando no funcionamento do intestino devido a grandes quantidades de fibras.

Ovos

O alimento é rico em proteínas e vitaminas do complexo B, que ajudam no combate a inflamações. Além disso, o ovo também possui propriedades antioxidantes e colina, uma substância que ajuda o sistema nervoso.

Ovos
O ovo é rico em proteínas e vitaminas do complexo B. Imagem: Shutterstock

Frutas e vegetais

As frutas e vegetais são popularmente associadas à dietas e rotinas saudáveis e, de fato, esse conceito está correto. No caso de quem sofre com dor de cabeça, é importante focar naquelas frutas, verduras e vegetais, que são ricos em magnésio, potássio e vitaminas do complexo B, que são nutrientes importantes no combate à cefaleia.

Leia também!

Pimenta

Muitas pessoas sofrem com dor de cabeça causada pela congestão nasal. Neste caso, o consumo de pimenta pode ser muito benéfico, o alimento possui uma substância chamada capsaicina, que ajuda no alívio da congestão. A pimenta também aumenta a sensação de bem-estar por ajudar na liberação de endorfina.

Pimentas vermelhas
A pimenta aumenta a sensação de bem-estar .Imagem: AllaBond

Apesar das dicas, vale ressaltar a importância de procurar a ajuda profissional caso suas dores de cabeça sejam frequentes, para buscar entender qual o ponto de partida do problema.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!