A Asus divulgou nesta sexta-feira (22) a programação para levar o Android 12 para seus smartphones. A lista é promissora, mas envolve apenas os celulares mais recentes e caros da empresa taiwanesa, como o Zenfone 8 e o modelo voltado para o público gamer com o ROG Phone 5.

Mesmo com a Asus deixando mais de lado sua divisão para smartphones a cada lançamento, a empresa de Taiwan resolveu mostrar alguma velocidade na hora de atualizar o sistema operacional que roda nestes aparelhos. A novidade garante o Android 12 para os modelos mais recentes e reforça a estratégia pouco animadora de atualizar seus celulares com apenas dois anos de updates, em um cenário muito diferente de praticamente a maior parte de seus concorrentes.

publicidade

Leia também

Zenfone 8 terá o Android 12 (Imagem: divulgação/Asus)
Zenfone 8 (Imagem: divulgação/Asus)

Só 5 celulares da Asus receberão do Android 12

Segundo a lista da Asus, estas são as previsões para o início da distribuição do Android 12 para seus modelos:

  • Zenfone 8 e Zenfone 8 Flip: dezembro de 2021;
  • ROG Phone 5 e ROG Phone 5S: primeiro trimestre de 2022;
  • ROG Phone 3 e Zenfone 7: segundo trimestre de 2022.

Como é comum no mundo Android, estas datas são as previsões para o início da atualização, que certamente levará algum tempo para chegar em todos os modelos compatíveis, sempre primeiro nos celulares vendidos pelo varejo e só depois para os de operadora. A Asus diz que o update é global, mas certamente os aparelhos de Taiwan sairão na frente.

Junto do Android 12 e as modificações inseridas no sistema operacional pelo Google, a Asus coloca sua interface alterada para cada modelo, mudando bastante o sistema nos modelos ROG Phone e sendo mais voltada para o “Android puro” nos Zenfones.

Por cima, sem detalhar muitas novidades, a Asus promete melhorias no desempenho destes modelos e também no gerenciamento da bateria. Quem sabe aumentando a autonomia de alguns dos celulares.

Via: Android Authority.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!