Recentemente, o WhatsApp adicionou o modo Pay, seu próprio meio de pagamentos, onde é possível transferir ou receber dinheiro para seus contatos com apenas alguns cliques. No entanto, muitos usuários estão receosos em realizar transações pela ferramenta com medo de cair nas mãos de golpistas.

Pensando nisso, o WhatsApp estaria planejando aumentar a segurança de seu método de pagamentos através de um sistema de identificação. Segundo o XDA Developers, os códigos do app mostraram uma configuração onde é exigida a foto de um documento de identidade e do rosto do dono da conta para liberar as transações financeiras.

publicidade

Modo de pagamentos do WhatsApp mais seguro

O modo, pela descrição, é parecido com o existente em apps de bancos digitais, onde contas podem ser criadas sem a necessidade da ida até um local físico. No entanto, ainda não é possível saber se a segurança vai ser a mesma.

Leia mais:

Apesar de estar presente nos códigos, nem o Brasil e nem a Índia, os dois únicos países do mundo com o modo de pagamentos do WhatsApp ativo, tiveram esse recursos de segurança liberado até o momento. É possível que o método ainda esteja em fase de testes.

Essa pode ser uma alternativa para aumentar o número de transações monetárias no app. Apesar do novo recurso, a adesão dos usuários parece ser baixa. No Brasil, segundo uma pesquisa do Mobile Time, apenas 7% dos utilizadores do mensageiro adicionaram um cartão de crédito na plataforma.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!