O Olhar Espacial desta sexta-feira (29) recebe Dermeval Carneiro, astrônomo amador cearense com experiência em astronomia observacional.

Ele coordenou a implantação de planetários em Fortaleza e em várias outras cidades do Ceará. Tem mais de 40 anos dedicados à astronomia e, neste período, já ministrou vários cursos e palestras na área, além da publicação de diversos trabalhos em congressos, revistas e participações em livros. Foi presidente da Associação Brasileira de Planetários e atualmente é diretor do Planetário Rubens de Azevedo, em Fortaleza, e presidente da Sociedade Brasileira de Amigos da Astronomia.

publicidade
Dermeval Carneiro
Dermeval Carneiro. Créditos: Divulgação

Dermeval vai falar sobre um dos mais importantes astrônomos amadores que o Brasil já teve, o também cearense Rubens de Azevedo, que estaria completando 100 anos neste sábado (30). Rubens também era exímio desenhista e um excelente escritor. Escreveu diversos livros sobre Astronomia, entre eles “Selene, A Lua ao Alcance de Todos”; “Lua – Degrau para o Infinito”; “No Mundo da Estelândia”; “Na Era da Astronáutica”; “Lenda Feita de Pedra”; “O Cometa de Halley e a Bandeira Nacional”.

Leia mais:

Se especializou na observação da Lua e foi autor do primeiro mapa lunar brasileiro, além de participar do programa LION, de suporte às Missões Apollo nas décadas de 60 e 70. Mas seu mais importante legado na astronomia foi a divulgação da ciência. Ele atuou ativamente na implantação de diversos observatórios e planetários, além de clubes e associações astronômicas em todo o Brasil. Entre estes, está a Sociedade Brasileira de Amigos da Astronomia, que foi a primeira associação amadora de astronomia no Brasil e atualmente é presidida por Dermeval Carneiro.

Rubens de Azevedo
Rubens de Azevedo. Créditos: Divulgação

Apresentado por Rafael Rigues, editor de Ciência e Espaço do Olhar Digital, e por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitterLinkedIn e TikTok.

Confira as edições anteriores na playlist do Olhar Espacial no YouTube do Olhar Digital!

O Olhar Espacial conta com a participação dos espectadores, que podem mandar perguntas, sugestões e críticas pelas redes sociais do Olhar Digital.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!