Desde o começo da pandemia do coronavírus os sintomas da doença variam bastante, incluindo zumbidos e tontura. Pesquisadores então focaram nessas sequelas para entender o que as causa e os resultados indicam que a Covid-19 é capaz de infectar a parte interna do ouvido.

Cientistas do MIT e do Massachusetts Eye and Ear descobriram que o vírus causa danos às células do ouvido a ponto de afetar o equilíbrio e a audição. A pesquisa demorou devido a dificuldade em conseguir modelos celulares novos do ouvido interno humano e de tecidos do ouvido de adultos.

Além de identificarem a alteração nos modelos, os pesquisadores ainda observaram 10 pacientes com Covid-19 que tiveram sintomas relacionados à audição. A alteração nas células do ouvido também foi encontrada neste grupo.

“Ter os modelos é o primeiro passo, e este trabalho abre agora um caminho para trabalhar não apenas com o SARS-CoV-2, mas também com outros vírus que afetam a audição”, explicou Lee Gehrke, professor do Hermann LF von Helmholtz do Instituto de Medicina do MIT Engenharia e Ciência, que participou do estudo.

publicidade

A pesquisa só foi possível graças a um modelo celular do ouvido criado antes da pandemia da Covid-19 para identificar infecções na região causadas por outros vírus como caxumba e hepatite.

Covid-19 afeta ouvidos

O padrão de infecção encontrado nas amostras de tecido exposto ao vírus parece corresponder aos sintomas observados em um grupo de 10 pacientes com Covid-19. Nove desses pacientes sofriam de zumbido, seis apresentaram vertigem e todos apresentaram perda auditiva de leve a profunda.

Leia mais:

Apesar disso, ainda é incerta a porcentagem de pacientes com Covid-19 que desenvolveram problemas no ouvido. “Inicialmente, isso acontecia porque os testes de rotina não estavam prontamente disponíveis para pacientes com diagnóstico de Covid, e também, quando os pacientes estavam tendo mais complicações com risco de vida, eles não prestavam muita atenção se sua audição estava reduzida ou se tinham zumbido “, disse Konstantina Stankovic, ex-professora associada da Harvard Medical School e ex-chefe de otologia e neurotologia da Massachusetts Eye and Ear.

“Ainda não sabemos qual é a incidência, mas nossas descobertas realmente exigem maior atenção aos sintomas audiovestibulares em pessoas com exposição a covid”, completou ainda. Os danos foram localizados principalmente nas ciliadas da cóclea. Para chegar ao ouvido, o vírus pode passar pela trompa de Eustáquio, que conecta o nariz ao ouvido médio, ou ainda escapar pelas narinas e se conectar com nervos olfativos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!