Uma das principais críticas ao TikTok é o fato dos criadores de conteúdo terem dificuldades em conseguir monetizar seu conteúdo e ganhar dinheiro. Agora, a plataforma pode começar a mudar isso com um sistema de gorjeta, semelhante ao que faz o YouTube e, mais recentemente, o Twitter.

De acordo com a empresa, ao doar uma quantia em dinheiro, o valor vai “diretamente para você e nenhuma quantia irá para o TikTok”. Isso é interessante considerando que em outras plataformas as gorjetas costumam ter uma porcentagem retida.

O sistema não é de apenas doações. Após enviar o dinheiro, o usuário pode deixar uma mensagem com dicas para o criador de conteúdo. “As dicas permitem que os espectadores financiem sua criatividade e mostrem seu apoio enviando pagamentos a você”, escreveu a empresa.

Mais dinheiro no TikTok

Apesar disso, nem todos estão disponíveis para receberem pagamentos em dinheiro no TikTok. Para ter a função liberada é preciso estar “em situação regular”, seguir as Diretrizes da comunidade da plataforma e ter pelo menos 100 mil seguidores. Também é preciso ter uma idade mínima que varia em cada país.

publicidade

Leia também:

A rede social ainda diz que, caso os criadores percam seguidores (ficando abaixo dos 100 mil) ou deixem de se enquadrar em algum dos critérios, a função será removida. As contas que atenderem aos requisitos de idade e seguidores poderão se inscrever para habilitar dicas e precisarão ser aprovadas.

Esse não é o primeiro sistema do tipo a entrar na plataforma. Durante as transmissões ao vivo é possível enviar doações em dinheiro para os criadores do TikTok. No entanto, 50% do valor fica para a rede social.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!