Segunda geração do Google Tensor já deve estar em desenvolvimento

Este é o primeiro sumor sobre a segunda geração do chip Google Tensor, mas também pode ser um SoC intermediário para um Pixel 6a da vida
André Fogaça29/10/2021 10h50, atualizada em 29/10/2021 11h13
Chip Google Tensor (Imagem: divulgação/Google)
Chip Google Tensor (Imagem: divulgação/Google)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os resultados para os testes do chip Google Tensor parecem ter animado o gigante das buscas para o desenvolvimento da segunda geração deste SoC. A informação vem de linhas de código dentro de um aplicativo, indicando um nome “Cloudripper” de algo ainda não lançado, que certamente não faz parte do modelo específico para o smartphone Pixel 7.

Segundo o pessoal do 9to5Google, este código é uma referência direta para a segunda geração do chip Tensor, mas não para o smartphone que colocará o silício na sua placa. Este SoC foi criado pelo Google com ajuda bastante intensa da Samsung, ao ponto dele ser uma versão com algumas modificações do processador Exynos, utilizado pela marca coreana em tantos celulares que ela mesma lança.

Leia também

Pixel 6 Pro com chip Google Tensor (Imagem: divulgação/Google)
Pixel 6 Pro com chip Google Tensor (Imagem: divulgação/Google)

Referência ao chip Tensor já apareceu antes do Pixel 6

Antes do lançamento do Pixel 6, observações apontando para outro produto foram encontradas dentro de linhas de código de alguns aplicativos voltados para essa linha de celulares. O nome na época era “Slider”, mas referenciando os smartphones lançados logo depois e não o chip que estaria dentro deles.

Já o “Cloudripper” parece estar ligado com um código de produto chamado GS201, que certamente indica a segunda geração do chip Google Tensor, já que antes do lançamento do Pixel 6 esse nome era GS101 e ele estava presente dentro do próprio Pixel 6, nos apps feitos pelo gigante das buscas para seu próprio celular.

Este é basicamente o primeiro rumor sobre a possibilidade do Google criar a segunda geração de seu primeiro chip ARM para celulares, mas certamente este novo SoC Tensor deve aparecer em um Pixel topo de linha do ano que vem, quem sabe no Pixel 7 – calma, ainda tem um ano até lá, muita coisa pode e deve mudar pelo caminho. Também existe a possibilidade desse chip equipar alguma versão intermediária do Pixel 5, vai saber.

Via: 9to5Google.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.

Ícone tagsTags: