Meta: novo nome do Facebook vira piada “mortal” em Israel

Mudança de nome do Facebook para Meta causou risos em Israel, tudo por causa do significado um pouco "sombrio" da palavra em hebreu
Por Ronnie Mancuzo, editado por Layse Ventura 30/10/2021 14h38
Aparelho celular com a tela inicial do facebook mas com um símbolo de caveira no lugar do logo
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A mudança de nome do Facebook para Meta tem causado um certo rebuliço nas redes sociais e virou uma espécie de piada “mortal” em Israel. Porém, nada grave. É tudo porque, em hebraico, a palavra “meta” soa como a palavra usada para “morta”.

As piadas sobre essa mudança ganharam peso em boa parte na rede social “rival” Twitter. Dentre imagens que apareceram junto à hashtag #FacebookDead, havia posts com o símbolo da rede social de Mark Zuckerberg gravado em túmulos dentro de um cemitério.

Em outro post, uma usuária do Twitter fez a ligação da palavra Meta, com seu significado de “morta”, e o símbolo adotado pela empresa de Zuck, que remete ao símbolo de “infinito”. Logo, às vésperas do Halloween (31/10) a escolha pode não ter sido a melhor para uma rede social que, de repente, acabe “conhecendo a eternidade da vida após a morte”.

Meta
O símbolo que antecede a palavra “Meta” remete ao símbolo do infinito – Imagem: Reprodução/Facebook

O novo nome Meta faz parte de um movimento de reformulação de marca do Facebook e foi anunciado por Mark Zuckerberg durante o Facebook Connect da última quinta-feira (28). É um movimento semelhante àquele feito pelo Google em 2015, quando criou a Alphabet para gerenciar as empresas da gigante das buscas.

A empresa que administra as plataformas das redes sociais Facebook e Instagram, além do WhatsApp, será o elo entre diferentes plataformas e ferramentas. Seu nome Meta já vinha sendo bastante especulado graças a Zuckerberg e seu “metaverso”, imaginado para criar versões digitais dos usuários (incluindo empresas), promovendo diversos tipos de interação entre eles.

Risos canadenses

Além das piadas em Israel, a mudança de nome do Facebook gerou risos de um tipo diferente em uma empresa canadense de materiais industriais menos conhecida. O preço das ações da Meta Materials subiu em um aparente caso de identidade equivocada.

A Reuters informou que as ações da Meta Materials, com sede na Nova Escócia, saltaram 6% na abertura de negociações na Nasdaq na sexta-feira (29/10), após um aumento de 26% nas negociações no fechamento da bolsa. Já as ações do Facebook subiram 1,6%.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.

Com informações da BBC Brasil.

Imagem: Book Catalog/Flickr/CC BY 2.0

Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.