As recomendações de segurança pedem para, sempre que possível, o usuário ativar a autenticação de dois fatores em todos os sites onde a tecnologia está disponível. Agora, o Google caminha para tornar a verificação obrigatória para algumas contas e vai ativar automaticamente o sistema para mais de 150 milhões de usuários até dezembro, segundo um anúncio feito nesta segunda-feira (1°).

Na verificação de dois fatores, além de digitar a senha, o usuário precisa autorizar o login em algum outro dispositivo, normalmente um smartphone. Isso adiciona uma camada extra de segurança já que mesmo que sua senha seja exposta, o acesso não vai ser liberado.

Verificação de dois fatores do Google

De acordo com o Google, os usuários que estiverem incluídos na lista obrigatória vão receber um aviso nas próximas semanas falando sobre a verificação de dois fatores e sua ativação. A empresa ainda recomenda que os usuários ativem a função manualmente.

Imagem: Google

Por enquanto, apenas contas que possuem sistemas de backup seguros vão ser incluídas na ativação automática. O Google não informa quantas contas atuais já utilizam a autenticação, mas já disse em outras ocasiões que trabalha para tornar o sistema de dois fatores obrigatório.

publicidade

Leia também:

A verificação também via ser obrigatória para membros do Programa de Parcerias do YouTube (YPP), cujo login também é feito pela conta do Google. O recurso vai ser necessário para acessar o YouTube Studio e gerenciar o conteúdo na plataforma.

A verificação em dois passos é um método comum de proteção às contas de usuários de serviços online. Quando ativada, ela adiciona uma camada extra de segurança além da inserção de nome de usuário e senha, normalmente oferecendo um código aleatório por mensagem de texto (SMS), aplicativo de autenticação como o Google Authenticator, ou ainda um dispositivo físico que gera chaves randômicas. Em tese, como este código é aleatório e alterado depois de alguns instantes, a invasão de sua conta por, digamos, um hacker, fica mais difícil de ocorrer.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!