As tatuagens são um sucesso entre todos os públicos e, normalmente, dizem que depois da primeira, ninguém consegue parar. Existem diversos estilos de tatuagem e cada um elabora um significado para a sua.

Existem aquelas pessoas que fazem uma tattoo por um motivo especial ligado ao emocional, e outras que só gostam do aspecto e acreditam que o acessório permanente pode agregar no estilo pessoal.

publicidade

Apesar das diversas motivações que levam alguém a fazer uma tatuagem, existe uma única unanimidade no assunto: prestar atenção aos cuidados básicos!

Homem fazendo tatuagem
Fez uma tatuagem? Veja quais recomendações deve seguir. Imagem: Marko Zamrznuti tonovi

Uma tatuagem é uma ferida feita na pele por meio de uma agulha para fixar a tinta na derme, uma das camadas da pele humana. Após a realização do trabalho, o desenho passa por duas fases de cicatrização.

A primeira fase é o inchaço e criação de crostas em cima da tatuagem. Um tempo depois, essas crostas começam a descascar, deixando a pele seca e gerando coceira (é muito importante não coçar e nem arrancar as crostas). Para só depois a tatuagem estar, de fato, cicatrizada.

Cuidados com a tatuagem:

  • Curativo

Após sair do tatuador, fique com um curativo na tatuagem por pelo menos 24 horas. A pele estará sensível e a ferida completamente aberta, então o curativo serve para evitar o contato com impurezas. Lembre-se de trocar o curativo algumas vezes durante este primeiro dia.

  • Higienização

Lave as mãos antes de tocar na tatuagem, de preferência, com um sabonete antibacteriano. Em seguida, coloque o local da tatuagem sobre água corrente em temperatura ambiente, no máximo morna, e esfregue o local suavemente com os dedos e com o sabonete antibacteriano.

Tatuador lavando tatuagem
Lave a tatuagem com água corrente e sabonete antibacteriano. Imagem: Norb_KM/Shutterstock

Não use esponjas para esfregar a tatuagem, especialmente nos primeiros dias. Em hipótese alguma lave o local com água quente. Além disso, não utilize toalhas comuns para secar o desenho, use toalhas de papel ou deixe secar naturalmente.

  • Hidratação

Nos primeiros dias da cicatrização é normal que a tatuagem gere muita coceira. Não coce de maneira nenhuma, mas para aliviar a sensação, é importante hidratar a pele.

Leia também!

  • Dicas importantes!

Não exponha a tatuagem ao sol e nem a mergulhe na água (piscina ou mar), especialmente durante o processo de cicatrização. Outro ponto essencial para uma boa cicatrização é evitar alimentos gordurosos, embutidos e carne de porco, essas coisas podem atrapalhar o processo.

Espere pelo menos uma semana para voltar a praticar atividades físicas, a produção de suor pode dificultar a acomodação da tinta nas camadas da pele, podendo manchar o desenho.

Antes de fazer uma tatuagem, procure um dermatologista de confiança para garantir que é seguro realizar o processo. Além disso, garanta que o tatuador vai utilizar materiais novos e esterilizados.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!