Mesa de “vidro elétrico” pode virar tendência de decoração

Por Eduardo Sorrentino, editado por André Lucena 07/11/2021 16h53, atualizada em 09/11/2021 16h52
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Mesas de vidro podem ajudar a fazer um pequeno escritório parecer mais espaçoso, mas também revelam coisas que a maioria das mesas mantém escondidas, como um monte de fios elétricos ou cabos de conexão. Isso pode mudar em breve com um novo produto chamado Power-Tap Glass, que conduz eletricidade e sinais de dados sem quaisquer fios visíveis.

Uma empresa do Reino Unido criou uma tecnologia capaz de conduzir energia por meio de lâminas de vidro, sem usar fios. O protótipo foi apresentado como uma mesa com diversos pontos de energia usados para ligar luminárias e outros equipamentos. A ideia da Cohda, responsável pela inovação, pode abrir caminho à criação de produtos de design minimalista.

A tecnologia que esconde os fios

O Power-Tap Glass é uma peça transparente que reúne diversas folhas de vidro condutor. A tecnologia, no entanto, funciona de maneira diferente da condução de força apresentada nos carregadores com padrão Qi. A fonte de energia usa cabos, mas eles ficam invisíveis no acabamento.

A eletricidade é conduzida entre o vidro até chegar a tomadas especiais que ficam instaladas na superfície para a conexão dos aparelhos. A fonte de energia depende de um cabo, que no protótipo está escondido no pé da mesa e conectado a uma tomada.

Assim, os equipamentos apoiados na superfície do vidro não extraem a energia, como acontece no carregamento sem fio de celulares, por exemplo. Por conta da transparência do vidro, os dispositivos parecem flutuar, mas ainda necessitam da conexão nas tomadas.

Até mesmo os balcões de cozinha podem aderir ao design minimalista com a tecnologia sem fios — Foto: Divulgação/Cohda
Tecnologia pode ser aplicada à bancadas de cozinha imagem: Cohda

O vidro especial pode ser a abertura para a criação de novos conceitos, móveis ou outros equipamentos. A desenvolvedora apresenta as primeiras aplicações da tecnologia em vitrines iluminadas por LEDs, painéis de museus, mesas de carregamento por indução que podem ser usadas em lojas de smartphones, bancada de cozinha com fogão elétrico e muito mais. Os primeiros produtos com o Power-Tap Glass devem chegar ao mercado a partir de 2022.

Leia também

Com informações de  Gizmodo

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Eduardo Sorrentino é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.