A disseminação do novo coronavírus não para. Se, por um lado, é importante manter o distanciamento social e as medidas de prevenção, como o uso de máscaras, por outro, é essencial buscar formas de inativar o microrganismo nos ambientes. Na higiene pessoal, isso é feito pela lavagem constante das mãos, já onde há circulação de pessoas o uso de luz ultravioleta pode ser a resposta.

Três lançamentos da Signify, marca da Philips no segmento de iluminação, apresentados nesta quinta-feira (11) prometem fazer exatamente isso. Segundo a empresa, a eficácia dos equipamentos na inativação do novo coronavírus foi validada em testes de laboratório na Universidade de Boston: em 6 segundos, os produtos têm eficácia de 99%.

publicidade

A proposta dos dispositivos é adicionar uma camada extra de proteção a espaços fechados. Sergio Costa, presidente da Signify Brasil, lembra que a necessidade de desinfetar o ar, as superfícies e os objetos já é real. “Para apoiar diferentes segmentos do mercado brasileiro, trazemos nosso conhecimento e experiência em iluminação UV-C”, destaca.

A luz ultravioleta é reconhecida cientificamente por ser capaz de inativar vírus e eliminar bactérias de forma rápida e eficiente. A radiação que ela emite destrói o DNA ou o RNA dos microrganismos prejudiciais à saúde. Além de ser segura e confiável, pode ajudar na prevenção de diversas doenças – entre elas, a Covid-19.

Opções contra o novo coronavírus

A marca já tem a luminária Philips UV-C, que, segundo a companhia, inativa vírus, bactérias e germes em alguns minutos no ambiente doméstico. Os lançamentos desta quinta-feira são para locais em que circulam muitas pessoas, bem como objetos e superfícies em geral.

Luminária ultravioleta para desinfecção doméstica
Luminária Philips UV-C usa luz ultravioleta para desinfecção doméstica Foto: Divulgação

O primeiro deles são as câmaras de desinfecção UV-C. Podem ser usadas, por exemplo, em portarias de condomínios e edifícios comerciais para desinfetar crachás de visitantes, telefones, bolsas, laptops, carteiras e outros objetos. Servem, ainda, para lojas que queriam higienizar itens devolvidos ou experimentados em vestiários.

Câmara permite desinfetar objetos com luz ultravioleta
Câmara de desinfecção UV-C é ideal para desinfetar objetos com luz ultravioleta. Foto: Divulgação

Outro lançamento são as luminárias de teto. Elas podem ser usadas para desinfetar o ar mesmo quando há pessoas no ambiente: além de terem blindagem especial, ficam a uma altura que evita a exposição direta à luz ultravioleta. São úteis em escolas, escritórios, academias, lojas, escritórios, estádios, aeroportos e outros.

A terceira novidade da Signify é o veículo de desinfecção UV-C Philips com um ou dois braços. O equipamento foi projetado para desinfetar até 36m² de área circular ou 20m² em um ambiente quadrada. Esse equipamento pode ser programado e controlado remotamente para garantir que pessoas e animais não sejam expostos à fonte de luz. Pode ser usado em escritórios, bancos, escolas, lojas, salões de beleza, quartos de hotel e restaurantes, entre outros.

Para garantir que a exposição aos raios ultravioleta não seja prejudicial aos olhos e à pele, os produtos foram projetados e devem ser instalados e utilizados de acordo com as instruções de segurança fornecidas.