Fim do mistério: submarino nuclear dos EUA bateu em montanha submarina no Mar da China

Submarino nuclear da classe Seawolf bateu em uma montanha submarina no mar da China Meridional, aponta inquérito da Marinha dos EUA
Por Gabriel D. Lourenço, editado por André Lucena 08/11/2021 18h38, atualizada em 08/11/2021 19h01
submarino
Crédito: Wikimedia Commons/CC
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O inquérito da Marinha dos EUA finalmente concluiu qual o motivo da colisão do USS Connecticut no mar da China Meridional: o submarino nuclear bateu em uma montanha submarina.

O submarino de ataque rápido SeaWolf — um dos três únicos desta classe — colidiu no último dia 2 de outubro, em uma operação dos Estados Unidos na região, resultando em ferimentos de 11 tripulantes, e no agravamento de tensões locais enquanto a causa permanecia um mistério.

A informação foi confirmada por dois oficiais anônimos da Marinha à Associated Press, adiantando o pronunciamento oficial da instituição militar. As autoridades ainda não explicaram como (ou porque) o submarino entrou em choque.

A 7ª frota também declarou que o USS Connecticut irá retornar da base de Guam até o porto de Bremerton, em Washington, nos EUA, para maiores reparos. Ainda não há estimativa de quando o submarino irá voltar às operações militares.

Incidente na China resultou em demissão de oficiais dos EUA

Segundo a Associated Press, dois integrantes do quadro de pilotagem do submarino dos EUA que bateu no Mar da China Meridional foram demitidos após o incidente. As alegações oficiais são de “perda de confiança.”

O comandante Cameron Alijani, o Tenente-comandante Patrick Cashin foram revogados de seus cargos como oficial comandante e oficial executivo, respectivamente. O Supervisor Chefe de Sonar, Cory Rodgers, também foi exonerado do cargo de chefe de embarcação.

O Vice-Almirante Karl Thomas, comandante da 7ª Frota, e responsável pelas exonerações, determinou que um conjunto de julgamentos, tomadas de decisões prudentes e aderência aos procedimentos básicos de navegação poderiam ter evitado o incidente.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel D. Lourenço é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.