Nave da missão Crew-2 demorou a abrir seu paraquedas antes do pouso

Missão de retorno de quatro astronautas da Estação Espacial Internacional terminou em segurança, mas não foi livre de sustos
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 09/11/2021 16h55, atualizada em 10/11/2021 11h40
Crew-2-Crew-Dragon-C206-1920x1080
Crew Dragon Endeavour’s (C206) second ISS arrival, April 2021. (NASA)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Hoje (9) cedo, nós noticiamos que os astronautas da missão Crew-2 chegaram à Terra em segurança. Mas isso não significa que a viagem foi livre de sustos. Segundo o Ars Technica, a nave da missão Crew-2, a Crew Dragon Endeavour, demorou a abrir o paraquedas minutos antes do pouso do Golfo do México.

Depois de 199 dias em órbita, os astronautas Megan McArthur (Nasa), Thomas Pesquet (ESA), Akihiko Hoshide (JAXA) e Shane Kimbrough (Nasa) voltaram para casa, chegando à superfície da Terra durante um bem-sucedido pouso no oceano, realizado hoje cedo, às 12h33 (horário de Brasília).

Leia também

Os quatro astronautas da missão Crew-2 da Nasa/SpaceX. Paraquedas da nave demorou a acionar durante pouso, mas viajantes chegaram em segurança
Os quatro astronautas da Crew-2. Da esquerda para a direita: Megam McArthur, Thomas Pesquet, Akihiko Hoshide e Shane Kimbrough (Imagem: Nasa/Divulgação)

De acordo com o site, tudo corria bem até cerca de quatro minutos antes do mergulho no oceano: dos quatro paraquedas instalados na nave, apenas três se abriram para o pouso – o último só veio a inflar cerca de um minuto depois dos anteriores.

Felizmente, segundo a Nasa, a velocidade de descida da Endeavour ainda estava dentro dos limites esperados e o pouso ocorreu sem problemas.

“A equipe agora vai analisar o que houve com o paraquedas da Crew-2 para entender o seu comportamento”, disse a chefe de operações de voo humano da Nasa, Kathy Lueders. “É o tipo de comportamento que vimos várias vezes em testes, e normalmente ele ocorre quando as linhas [dos paraquedas] meio que se embaraçam até que as forças de voo fazem com que elas se abram”.

Vale lembrar que a Nasa tem programado o lançamento da Crew-3, que levará à Estação Espacial Internacional (ISS) os astronautas americanos Raja Chari e Kayla Barron (Nasa); o alemão Matthias Maurer (ESA) e o membro mais experiente do grupo, o também norte-americano Thomas Marshburn, para as 23h03 (horário de Brasília) desta quarta-feira (10).

A nave da Crew-3 foi recentemente batizada de Endurance, que, na tradução literal, significa “resistência”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital