Hoje (9) cedo, nós noticiamos que os astronautas da missão Crew-2 chegaram à Terra em segurança. Mas isso não significa que a viagem foi livre de sustos. Segundo o Ars Technica, a nave da missão Crew-2, a Crew Dragon Endeavour, demorou a abrir o paraquedas minutos antes do pouso do Golfo do México.

Depois de 199 dias em órbita, os astronautas Megan McArthur (Nasa), Thomas Pesquet (ESA), Akihiko Hoshide (JAXA) e Shane Kimbrough (Nasa) voltaram para casa, chegando à superfície da Terra durante um bem-sucedido pouso no oceano, realizado hoje cedo, às 12h33 (horário de Brasília).

publicidade

Leia também

Os quatro astronautas da missão Crew-2 da Nasa/SpaceX. Paraquedas da nave demorou a acionar durante pouso, mas viajantes chegaram em segurança
Os quatro astronautas da Crew-2. Da esquerda para a direita: Megam McArthur, Thomas Pesquet, Akihiko Hoshide e Shane Kimbrough (Imagem: Nasa/Divulgação)

De acordo com o site, tudo corria bem até cerca de quatro minutos antes do mergulho no oceano: dos quatro paraquedas instalados na nave, apenas três se abriram para o pouso – o último só veio a inflar cerca de um minuto depois dos anteriores.

Felizmente, segundo a Nasa, a velocidade de descida da Endeavour ainda estava dentro dos limites esperados e o pouso ocorreu sem problemas.

“A equipe agora vai analisar o que houve com o paraquedas da Crew-2 para entender o seu comportamento”, disse a chefe de operações de voo humano da Nasa, Kathy Lueders. “É o tipo de comportamento que vimos várias vezes em testes, e normalmente ele ocorre quando as linhas [dos paraquedas] meio que se embaraçam até que as forças de voo fazem com que elas se abram”.

Vale lembrar que a Nasa tem programado o lançamento da Crew-3, que levará à Estação Espacial Internacional (ISS) os astronautas americanos Raja Chari e Kayla Barron (Nasa); o alemão Matthias Maurer (ESA) e o membro mais experiente do grupo, o também norte-americano Thomas Marshburn, para as 23h03 (horário de Brasília) desta quarta-feira (10).

A nave da Crew-3 foi recentemente batizada de Endurance, que, na tradução literal, significa “resistência”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!