O Guinness World Records 2021 reconheceu um bebê que nasceu e sobreviveu com apenas 21 semanas e menos de meio quilo. A criança se chama Curtis Means e nasceu no Alabama, nos Estados Unidos, em 5 de julho de 2020, com um irmão gêmeo que não sobreviveu.

Neste momento, ele já tem 1 ano e 5 meses. O bebê bateu o recorde anterior por um dia, já que antes, o título de bebê prematuro sobrevivente era de Richard Hutchinson, de Wisconsin, também nos EUA, que nasceu com 21 semanas de gestação, no dia 2 de junho de 2020.

As crianças nascidas muito prematuramente possuem menos chances de sobreviver. Portanto, vários hospitais deixam que os bebês tenham o máximo de contato com seus pais, para que não saia da vida deles tão abruptamente.

Leia também!

publicidade

Contrariando as estatísticas, Curtis ganhou alta médica após 275 dias no hospital. Ao longo do tempo de internação, ele precisou de ajuda para aprender a usar a boca para comer.

Isso porque a mãe, Michelle Butler, entrou em trabalho de parto dos gêmeos quando estava com 21 semanas de gestação. A outra bebê recebeu o nome de C’Asya e morreu um dia depois de nascer. Só que Curtis conseguiu sobreviverr após três meses de cuidados intensivos 24 horas por dia.

Pequeno Curtis ao nascer, com menos de meio quilo. Foto: Reprodução/Vídeo / Agência O Globo
Curtis com menos de meio quilo – Imagem: Reprodução/Vídeo

Por mais que Curtis ainda precise de um tubo de alimentação e oxigênio suplementar por continuar a ser muito prematuro, os médicos disseram que está tudo bem de saúde, levando em conta o quão cedo nasceu.

Vale lembrar que um bebê é considerado prematuro quando nasce antes das 37 semanas de gestação, que é o tido como ideal. Nestes casos, a criança fica internada no hospital pelo tempo necessário e que ficaria dentro do ventre da mãe, ou seja, até completar as 40 semanas de gravidez.

Fonte: O Globo

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!