A Tobii Dynavox, empresa especializada em soluções de rastreamento ocular, acaba de lançar o TD Pilot, um acessório que transforma o iPad em um dispositivo que pode ser controlado com os olhos. Com ele, o usuário pode usar o tablet normalmente, abrindo aplicativos sem precisar encostar na tela.

TD Pilot permite usar o iPad com olhos / Divulgação: Tobii Dynavox

Segundo a Tobii, o TD Pilot foi desenvolvido para pessoas com paralisia cerebral, esclerose lateral amiotrófica (ELA) e com lesões na medula espinhal. Ele não deve ser vendido diretamente para consumidores, mas sim distribuído por convênios, após recomendação médica.

publicidade

Tela externa e caixas de som do TD Pilot facilitam comunicação

TD Pilot tem tela externa para facilitar a comunicação / Divulgação: Tobii Dynavox

O TD Pilot vem com o app TD Talk pré-instalado no iPad, para quem precisa falar usando os dedos ou os olhos, e também uma tela extra para facilitar a comunicação com o parceiro, e que fica na traseira do case.

Apps TD Talk e TD Snap do TD Pilot
Apps TD Talk e TD Snap do TD Pilot / Divulgação: Tobii Dynavox

Outro app é o TD Snap, que mostra imagens para a construção de frases. O app TD CoPilot permite calibrar o rastreamento ocular. Além disso, o acessório também tem caixas de som próprias, de 10W cada. Assim, o TD Pilot pode ser usado para comunicação aumentada e alternativa, gerando textos que podem ser lidos em voz alta ou mostrados na tela externa.

publicidade

Assista ao vídeo de apresentação do TD Pilot da Tobii Dynavox.

Acessórios do TD Pilot

Além do case para iPad com o controle pelos olhos, a empresa oferece acessórios para outros usos, incluindo um suporte que pode ser montado em uma estante, mesa ou cadeira de rodas. As aplicações de acessibilidade do TD Pilot são imensas, abrindo um mundo de possibilidade para PcD (pessoas com deficiência).

publicidade

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!