O Nubank anunciou na última quarta-feira (17) que é o novo dono da Olivia, uma fintech norte-americana que ajuda no planejamento financeiro das pessoas por meio de um sistema de inteligência artificial (IA).

“Com o talento do time da Olivia e a nossa infraestrutura escalável, conseguiremos levar aos clientes o que há de melhor em soluções personalizadas para suas necessidades”, afirmou o fundador e presidente executivo do Nubank, David Vélez, no blog oficial da companhia.

publicidade

Leia também!

O serviço nasceu em 2016, nos Estados Unidos, e foi fundado pelos brasileiros Cristiano Oliveira e Lucas Moraes. A plataforma chegou ao Brasil em 2019, prometendo solucionar a vida financeira dos usuários.

A ferramenta deve ingressar o cardápio de serviços do Nubank. Na sua versão original, a Olivia pede autorização para verificar as informações bancárias e de cartão de créditos dos clientes, para buscar um padrão de gastos.

Após a análise, a inteligência artificial inicia um bate-papo com o usuário, realizando algumas perguntas e fazendo sugestões para que o cliente economize ao menos uma pequena fatia da sua renda, a fim de melhorar sua situação financeira, caso ela esteja com problemas.

Imagem mostra o logotipo do banco digital Nubank em letra caixa na frente da sede da empresa, em São Paulo
Nubank anuncia a compra de fintech de planejamento financeiro por inteligência artificial. Crédito: Jo Galvao/Shutterstock

Além disso, a nova aquisição do banco digital também oferece dicas de coisas simples do dia a dia, como, por exemplo, como economizar com as compras do mês, as refeições em restaurantes e até mesmo as tarifas cobradas pelos serviços bancários.

Apesar de parecer certo, o acordo ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Administrativo de defesa Econômica (CADE) para que a transação seja considerada legal.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!