A agência espacial do Japão (JAXA) informou por meio de comunicado que está abrindo um processo para a seleção de novos astronautas – o primeiro em 13 anos. Mais além, os administradores da agência estão encorajando a participação de mulheres para diversificar o atual quadro: hoje, os sete astronautas japoneses são homens.
A fim de ampliar o volume de participantes, os requisitos mínimos também foram alterados: agora, não é mais necessário um diploma em áreas científicas. Entretanto, ao contrário da Nasa, que aceita astronautas de outras nacionalidades desde que comprovem cidadania estadunidense, a JAXA ainda restringe seu programa a japoneses nascidos e criados no país.
Leia também
- Nova passagem da BepiColombo por Mercúrio revela detalhes interessantes sobre o primeiro planeta do sistema solar
- Japão coloca em órbita novo satélite de geonavegação
- Calendário astronômico de novembro tem eclipse lunar, não perca!

“Nós queremos estabelecer um sistema de recrutamento mais alinhado com os tempos modernos”, disse Kazuyoshi Kawasaki, gerente geral da JAXA, durante uma conferência com a imprensa local. “Anteriormente, nós limitávamos candidaturas apenas para homens com algum diploma em ciências naturais, mas muitos de nós [da agência] entendemos que isso não é mais uma necessidade”.
Apesar da maior abertura no que tange à formação acadêmica dos candidatos, a JAXA ressalta que as provas escritas e boa parte do treinamento físico envolverão demandas relacionadas à engenharia, química, física, matemática e tecnologia, além da fluência no idioma inglês.
No que tange à parte física, a JAXA informa que não há restrições ou cotas máximas de gênero ou de idade, mas estabeleceu uma altura mínima de 1,49m como corte.
As candidaturas serão recebidas a partir de inscrições abertas no próprio site da JAXA, a partir de 20 de dezembro de 2021, estendendo-se até 4 de março de 2022. Aprovados serão, eventualmente, enviados em missões de alto potencial, como expedições de longo prazo à Estação Espacial Internacional (ISS) – aliás, um dos astronautas da JAXA, Akihiko Hoshide, de 52 anos, recentemente retornou à Terra após seis meses a bordo do laboratório orbital.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!