Na última segunda-feira (25) o Japão colocou em órbita, a bordo de um foguete H-2A 202, um novo satélite de navegação. Agora a constelação Quasi-Zenith Satellite System (QZSS) conta com um total de quatro satélites.

Foguete japonês H-2A 202 lança o satélite de navegação QZS-R1 em órbita. Imagem: MHI

Segundo a Mitsubishi Heavy Industries, responsável por construir e operar os foguetes H-2A da agência espacial japonesa (JAXA), o veículo decolou do Centro Espacial Tanegashima às 11h19 de terça-feira (26), ainda 23h19 do dia anterior (25), pelo horário de Brasília. “Foi um lançamento realmente lindo”, tuitou a empresa após uma decolagem bem-sucedida. 

publicidade

Leia mais:

Quase 28 minutos após a decolagem, a Mitsubishi Heavy Industries confirmou que o satélite QZS-R1 havia se separado com sucesso do estágio superior do foguete. De acordo com o site Space, o satélite QZS-1R é uma substituição para o QZS-1, o primeiro lançado, em 2010. Além dele, estão em órbita o QZS-2, o QZS-3 e o QZS-4.

publicidade

A constelação QZSS deve receber ainda mais três satélites, completando os sete que ficarão em uma órbita passando sobre o Japão. QZS-R1 deve compartilhar quase os mesmos sinais de transmissão dos satélites GPS recentes, de acordo com para JAXA, que informou que ele é especialmente otimizado para regiões montanhosas e urbanas do país.

Em operação desde 2003, o sistema de lançamento H-2A já enviou satélites para locais como Vênus (Akatsuki) e Marte (Emirates Mars Mission). Este foi o primeiro lançamento do H2-A desde novembro de 2020, quando o Japão lançou em órbita um satélite retransmissor avançado com tecnologia de comunicação a laser.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!